O prefeito Jabes Ribeiro realizou reunião com ambientalistas, autoridades da área de segurança pública e do setor de fiscalização da prefeitura, ocorrida na sede da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), na qual pediu a colaboração das autoridades para solucionar o problema. A reunião contou com as presenças da promotora de Meio Ambiente, Karina Gomes, do comandante da Polícia Militar, coronel Augusto Salgado, dos presidentes da Maramata e da Fundação Pau Brasil, respectivamente, Soane Nazaré de Andrade e Paulo de Tarso Alvim, representantes da Polícia Civil, Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (Iesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), entre outros.
Na oportunidade, o prefeito afirmou que a prefeitura mantém o serviço de vigilância do Parque, mas a quantidade de homens é pequena para a extensão da Mata da Esperança, considerada a maior reserva ecológica urbana, com altíssimo índice de biodiversidade. As autoridades das polícias civil e militar garantiram a execução de ações conjuntas, incluindo o setor de fiscalização da prefeitura. Segundo as denúncias, os furtos de canos de ferro da barragem da Esperança têm sido estimulados por receptadores de ferro velho, que já estão sendo investigados pela Polícia Civil.
COPA – As autoridades decidiram solicitar ao comandante geral da PM baiana, coronel Antonio Jorge Ribeiro de Santana, a implantação de uma Companhia Independente de Proteção Ambiental (Copa) no município para ampliar a defesa das reservas ecológicas locais. Os ambientalistas reivindicaram ao prefeito Jabes Ribeiro e à promotora Karina Gomes a implementação do Fundo Municipal de Meio Ambiente, que pode subsidiar ações de segurança.