CONFERÊNCIA SOBRE MEIO AMBIENTE DIA 27 EM ILHÉUS

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, participa dia 27, no auditório do pavilhão Jorge Amado, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), da abertura da I Conferência Nacional do Meio Ambiente-plenária regional para a pré-conferência estadual, que acontece nos dias 4 e 5 de novembro, no Centro de Convenções da Bahia, em Salvador. A solenidade de abertura está prevista para às 8h30min, seguindo-se de palestras sob a responsabilidade de Júlio Rocha (Ibama-BA), e de Júlia Salomão (Semarh/Neama). Posteriormente, acontece mesa redonda envolvendo três temas fundamentais: Programa Floresta Viva, Bacias Hidrográficas e Sistema Cabruca.

A partir das 14 horas serão realizadas plenárias para se debater inúmeros temas, a exemplo de água; biodiversidade, vegetação e fauna nativas e espaços territoriais protegidos; infra-estrutura: transporte e energia; agricultura, pecuária, pesca e florestas sustentáveis; meio ambiente urbano; mudanças climáticas; populações tradicionais e educação ambiental. Para às 17 horas, está programada a apresentação do relatório final com a indicação dos delegados que vão participar da pré-conferência estadual.
Promovido pelo governo federal, o evento conta com o apoio do Ibama, governo da Bahia, Uesc, sendo a sua comissão executiva regional formada por representantes do Ibama, Semarh, Uesc, prefeituras de Ilhéus e Itabuna, Ceplac. Da conferência fazem parte inúmeros representantes dos municípios da região cacaueira, entre os quais Aiquara, Almadina, Apuarema, Arataca, Aurelino Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Buerarema, Cairú, Camacan, Camamu, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gandu, Gongogi, Ibicaraí, Ibirapitanga, Ibirataia, Igrapiúna, Itacaré, Itagi, Itagibá, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itamari, Itapé, entre outros.
As pré-conferências regional e estadual têm como principais características recolher propostas e sugestões a serem apresentadas durante a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que acontecerá em Brasília, entre os dias 28 e 30 de novembro. O encontro nacional tem como objetivos, mobilizar e ampliar a participação popular na definição de diretrizes para a consolidação do Sistema Nacional de Meio Ambiente; diagnosticar e mapear a situação sócio-ambiental, com indicadores, atores sociais, percepções e prioridades; e promover um processo de mobilização e educação ambiental.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *