O “I Congresso Aprendendo Down” será realizado no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, no Campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) de 18 a 20 de setembro. Segundo a comissão organizadora o objetivo é fortalecer a cidadania e os direitos humanos daqueles fragilizados por preconceito sociais. O evento terá a participação de especialistas do Brasil e de Portugal, dentro do programa de Educação Continuada da Uesc.
A abertura do I Congresso Aprendendo Down, está prevista para 19 horas de quinta-feira (18) com as conferencias “Vencendo o preconceito” de: Mônica Fontes, da Apae de Itabuna e “Elaborando Novos Conceitos” do psicólogo paulista Marcos Augusto Azevedo. Na sexta-feira os trabalhos começam às 8 horas, com a palestra “Pai e Médico Interagindo com a Síndrome de Down” do pediatra Ruy Amaral Pupo (SP) seguido da psicóloga Rosane Magalhães(Uesc), “ A Vida com Afeto”. Às 10h30min o Colóqui “A Família – Nossas vivências” e à tarde mais estão programadas mais duas palestras “Aprendendo a Prevenir” e “Aprendendo a Aprender” com os médicos Zan Mustacchi (SP), Mércia Margotto (Uesc) e o educador e pscomotricista português Victor Fonseca.
O Congresso prossegue no sábado com as palestras apresentadas por cardiologistas, pediatras, cirurgiões, endocrinologista e Odontologia. À tarde começa com o português Vitor Fonseca sobre o tema “Aprendendo a Ensinar”. Logo depois será a vez da paulista Eugênia Fávero, abordando “O direito à não discriminação na Legislação”. O encerramento está previsto para 18 horas.