Os principais nomes da maratona aquática do Brasil estiveram participando no último sábado (6), da 8.ª etapa do VIII Campeonato Brasileiro da categoria (Golden Maratona de Ilhéus e 7.ª Travessia a Nado Ilhéus-Pontal)) tendo se sagrado vencedores a russa naturalizada brasileira e radicada em Minas Gerais, Natália Iakovleva, campeã sul-americana dos cinco quilômetros de travessia em águas abertas, e Carlos Alberto Pavão, de Porto Alegre, campeão sul-americano. No feminino, em segundo lugar chegou a baiana Pâmela Engel, e no masculino, o também baiano Luís Eduardo Oliveira.
Realizada na baía do Pontal, aprova reuniu 243 atletas – de São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio de Janeiro, Tocantins e Pará, além de avulsos – em 29 categorias que fizeram um percursos de 4 quilômetros, com largada e chegada na praia da Maramata, no Morro de Pernambuco. Promovida pela TV Santa Cruz e Federação Baiana de Desportos Aquáticos, o evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal, Capitania dos Portos, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e 18.ª CSM, o evento distribuiu prêmio 4 mil reais e medalhas para os três primeiros colocados de todas as categorias.
A Golden Maratona de Ilhéus, válida pela 8.ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas, foi prestigiada pelo prefeito Jabes Ribeiro e diversas autoridades locais, levando também um grande público para a baía do Pontal e Morro de Pernambuco. O circuito brasileiro será encerrado no próximo mês de outubro com um total de onze etapas.