ILHÉUS REALIZA MOSTRA COM TRABALHOS PEDAGÓGICOS

A Secretaria de Educação realiza de 1º a 4 de setembro a mostra de trabalhos produzidos por cerca de 11 mil alunos da rede municipal de Ilhéus, durante o primeiro semestre deste ano. Os trabalhos foram elaborados a partir dos projetos “Arte-Educação” e “Brincar é melhor que se drogar”, no primeiro semestre do ano e envolveu 50 educadores. A mostra traz os resultados produzidos por alunos matriculados na educação infantil e nas 4ª séries do ensino fundamental. Os objetivos dos projetos se pautam na possibilidade dos alunos de discutir temas que apontam para a formação de valores e padrões de conduta, favorecendo a criação de hábitos saudáveis que resultam em melhorar a qualidade de vida e nova forma de ver e sentir o mundo, segundo a coordenadora geral, Marlene Andrade de Oliveira.

Marlene Oliveira disse que o projeto “Arte-Educação” privilegia a identidade cultural e traz como tema “Ser de raízes protagonista de sua cultura – identidade cultural sertaneja/nordestina”. De acordo com ela, “a proposta visa resgatar o valor da cultura popular, sufocada pelo padrão cultural estereotipado”, salientou, acrescentando que, o grande desafio é mostrar o valor e manter vivo o tradicional em meio ao atualizado de cada época. Para atingir as metas, educadores envolvidos com o projeto “Arte-Educação”, desenvolvem trabalhos de pesquisa dos hábitos, linguagens, músicas, pintura, poesias, artesanatos, aspectos históricos e geográficos que compõem a cultural nordestina.
Com relação ao projeto “Brincar é melhor que se drogar”, a coordenadora enfatizou que, através de temas como família, religiosidade, amizade, poder de decisão, projeto de vida, auto-meditação, busca desenvolver um trabalho de prevenção primária nas escolas, numa tentativa de evitar o contato de crianças e adolescentes com as drogas e outros vícios”. As aulas deste projeto são desenvolvidas por meio de dinâmicas e atividades lúdicas que levam o estudante a reflexão e discussão sobre seus sentimentos, atitudes e vida cotidiana, apontando sempre para a relação causa e efeito, ação e reação.

A mostra será apresentada em cada escola isoladamente, como afirma a secretária de Educação de Ilhéus, Dinalva Mello, ressaltando que os trabalhos são frutos de pesquisas e produções no decorrer das aulas dos projetos, mostrando criatividade e a capacidade dos alunos, bem como o envolvimento e o empenho dos educadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *