ILHÉUS AVALIA OS AVANÇOS OBTIDOS NA ÁREA EDUCACIONAL

A apreciação dos 16 projetos implantados pela secretaria municipal de Educação, tendo como meta a melhoria substancial da qualidade do ensino a partir de conceitos que se fundamentam na eqüidade, está sendo amplamente discutida no I Seminário de Avaliação da Rede Municipal de Ensino, realizado pela Prefeitura de Ilhéus, no auditório local da Ceplac. O evento foi aberto na manhã de hoje secretária Dinalva Mello, lembrando que o papel da secretaria de Educação é criar condições para que as metas sejam alcançadas e que esses resultados atinja o alvo principal, o aluno. O seminário educacional reúne professores, diretores, pais de alunos e membros da sociedade civil organizada, que deverão passar o dia discutindo várias questões educacionais.

Ao participar da solenidade, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância dos projetos desenvolvidos em Ilhéus através do Programa Escola Campeã, que envolve apenas 50 municípios brasileiros selecionados pelo Instituto Airton Senna e Fundação Banco do Brasil. Ilhéus está entre os 19 municípios que apresentam resultados práticos, modernizando a gestão escolar, estimulando os pais no acompanhamento dos filhos na escola, entre outros aspectos. “Avançamos na questão da capacitação dos diretores e vices, no plano de carreira do magistério, na autonomia pedagógica e financeira, dentre outros programas”, avalia a secretária.
A secretária Dinalva Mello lembra que entre os objetivos de extrema importância para a continuação dessa nova política de educação está o fato do seminário se apresentar como mecanismo de reflexão e dinâmica, com vista a uma avaliação ampla das ações da Secretaria de Educação. “Desde o início do semestre tivemos necessidade de realizar esse seminário, mas só agora a oportunidade surgiu, e estamos aqui para discutir e traçar planos, observar erros e acertos dos projetos desenvolvidos”.
Dinalva ressalta que o alicerce dos programas implantados na rede municipal de ensino, o programa Escola Campeã, cujos recursos são provenientes da Fundação Banco do Brasil, responsável pelo financiamento das ações de assessoria técnica e gerido pelo Instituto Airton Senna e Prefeitura de Ilhéus, representa o maior avanço do setor educacional em Ilhéus. O programa preza por uma educação de qualidade, tendo sempre o aluno como a grande meta a ser alcançada.
PROGRAMAÇÃO – O seminário consta de palestras sobre todos os 16 programas implantados em Ilhéus: Pólo Independente de Formação de Professores, A Escola Ativa, Projeto Fura-Bolo, Arte Educação e Brincar e melhor que se Drogar, PCN/Profa, Proação, Supervisão de Sistemas, Centro de Referência e Inclusão Escolar (Crie), Programa Educar para Vencer, Núcleo de Educação e Novas Tecnologias e Gestão Municipal (Escola Campeã). Durante a programação que será encerrada às 17h30min de hoje (28), acontecem plenárias.
A abertura do evento foi prestigiada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Zerinaldo Sena, Martha Barreto e Tarcísio Batista, respectivamente, coordenadores de Gestão Municipal e Escolar do programa, John Ribeiro, secretário de Assistência Social, Francisco Carlos, representante dos pais de alunos, Lidiney Campos, representante dos diretores escolares, professora Airan de Jesus, representante do Conselho Municipal de Educação, Ivonete Costa, representante do Grupo da Terceira Idade, major Jorge Oliveira, sub-comandante do 2º BPM e Carmelita Ângela, presidente da APPI e a professora Ana Margarida Amado, da Associação de Mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *