No sábado (23), mais de 500 pessoas se reuniram no ginásio de esportes Herval Soledade, para assistir à I Amostra Coreográfica do Colégio Estadual de Ilhéus. O evento teve início às 16 horas, com abertura feita pelas bandas de fanfarra, e seguiu com as apresentações de cinqüenta grupos de dança, dentre os quais, trinta estavam competindo entre si. O professor e idealizador do projeto, Gustavo Argolo, já realizou esse tipo de programa outras duas vezes no Colégio Modelo, e diz que a aceitação por parte dos alunos tem sido muito boa. Ele afirma que a idéia surgiu na faculdade de Educação Física, onde os alunos têm aulas de dança, e decidiu adaptá-la aos estudantes do ensino médio.
Foram cerca de trezentos alunos apresentando os mais diversos tipos de dança, desde a clássica até a contemporânea. Os grupos foram julgados por uma comissão formada por alguns professores do próprio colégio e outros convidados. Os grupos vencedores – de street dance, pop, evangélico e forró – foram premiados com medalhas e troféus. Segundo Gustavo Argolo, a importância desse tipo de projeto, é que ele melhora a auto-estima e o poder de criatividade dos alunos, já que eles são os criadores de suas coreografias. “Eu apenas oriento e faço pequenas modificações, mas a criação é dos próprios alunos”.
No evento, também se apresentaram alguns grupos profissionais de dança, como o Dançarte e o Megadance, além de grupos evangélicos e de capoeira. Os alimentos arrecadados – a entrada custou um quilo de alimento não perecível – serão distribuídos entre entidades assistenciais que atuam na cidade.