PREFEITOS SÓ FALAM EM CRISE NA CONFERÊNCIA REGIONAL DAS CIDADES

Ao presidir a solenidade de instalação da I Conferência das Cidades do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia, o prefeito de Ilhéus e presidente da Amurc, Jabes Ribeiro, demonstrou preocupação com os rumos da reforma tributária em tramitação no Congresso Nacional, dizendo esperar uma melhor e mais justa distribuição dos recursos da renda nacional. “Nós temos que melhorar a participação dos municípios no bolo tributário para podermos atender melhor a comunidade, com demandas crescentes nas áreas de habitação, saneamento básico, de contenção de encostas, pavimentação de ruas, que são questões apresentadas diariamente aos prefeitos, que não contam com recursos suficientes para atendê-las”.

Na oportunidade, o prefeito lembrou que considera importante o engajamento dos prefeitos na realização da conferência, “porque buscamos democratizaras nossas ações, uma vez que, com a criação do Ministério das Cidades houve um grande passo nas questões de definição das políticas públicas no país, superando os problemas atuais nas diversas áreas para cada município”, afirmou. Segundo Jabes, a partir do momento que houver uma melhor distribuição dos recursos, os municípios terão reais condições de atender às demandas da população.
CRISE – Entende o prefeito que se cada município se organizar será de fundamental importância que o governo federal reparta melhor os recursos tributários, “porque não dá para deixar para ficar nessa pobreza que estamos, pois a crise é no Brasil inteiro. Em nossa região, a situação é bem pior porque convivemos com a crise que se abateu na lavoura cacaueira. Se fizermos esse debate democrático e ao mesmo tivermos uma melhor repartição dos recursos públicos no projeto de reforma tributária que está sendo apreciado pelo Congresso Nacional, acreditamos que a partir de janeiro de 2004 esse situação mude para melhor”.
Por sua vez, Umberto Costa, presidente da Coordenadoria de Ações Regionais (Car) – que representou o secretário estadual do Planejamento, Armando Avena – e proferiu a palestra “Visão da Bahia”, disse que a realização das conferências é fundamental para que seja traçada a linha de ação governamental, definindo políticas públicas voltadas para o desenvolvimento urbano. “Como lembrou tão bem o prefeito Jabes Ribeiro, as pessoas vivem nas cidades e é preciso que esses programas sejam traçados e os recursos financeiros orçamentários sejam definidos, a fim de que sejam executados”.
PALESTRAS DE AMANHÃ – De acordo com a programação, amanhã (22), a partir das 9 horas, outros grupos temáticos vão se reunir em quatro locais distintos: no auditório do Cine-Teatro Fernando Leite Mendes, situado na rua Jorge Amado, vai ser debatido o tema “Educação”, pela arquiteta Solange Valladão, da Secretaria de Planejamento; no auditório do Ilhéus Praia Hotel, Pablo Villaneuva, do Conselho Municipal do Meio Ambiente fará explanação sobre “Saneamento ambiental”. Já o tema “Transporte e mobilidade urbana” será desenvolvido no auditório da Associação Comercial de Ilhéus pela engenheira Elza Carvalho, da secretaria municipal de Trânsito e Transporte, enquanto “Políticas públicas” vai ser discutido no auditório da Embratel, pela arquiteta Adriana Aleixo.
Além do prefeito Jabes Ribeiro e presidente da Car, Umberto Costa, fizeram parte da mesa, a vice-prefeita Ângela Souza, os prefeitos Francisco Magalhães Olavo, Ney Apolinário (vice-presidente da Amurc) e Dejair Birschner, o presidente da Academia de Letras de Ilhéus, Ariston Cardoso, o presidente da Câmara de Vereadores, Zerinaldo Sena, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo César Ganem, o presidente do Grupo de Ação Comunitária (Gac), Marcelo Mendonça, o presidente da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC), Selem Rachid Asmar, o assessor da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Agenor Gasparetto, o gerente-geral da agência local da Caixa Econômica Federal, Marcos Vinícius Silva e o diretor do Sindicato dos Rodoviários de Ilhéus, Magno Santos.
TERMO DE ADESÃO – Assinaram o termo de adesão para a realização da primeira conferência, além de Jabes Ribeiro, os prefeitos dos municípios de Itapitanga, Ney Apolinário; Buerarema, Orlando Filho; Una, Dejair Birschner; Santa Cruz da Vitória, Francisco Magalhães Olavo; Jequié, Roberto Brito; Itacaré, Jarbas Barbosa; Nova Ibiá, Aslan Vilas Boas; Itajibá, Aurélio Quadros; Barra do Rocha, José Carlos; Cândido Sales, Hamilton Fernandes; Gandu, Manoel Dantas; Ibirataia, Júlio Leal; Itajuípe, José Valter; Lafaiete Coutinho, Eugênio Azevedo: Teolândia, Luiz Carlos; Wenceslau Guimarães, Carlos Durval; Uruçuca, Dílson Argolo; Firmino Alves, Vailson Cunha; Itamari, Renildo santos; Floresta Azul, Raimundo Sálvio; Governador Lomanto Júnior, José Bonfim; Mascote, Washington Luiz e Ibicaraí, Henrique Oliveira.
Antes de encerrar os trabalhos, o prefeito Jabes Ribeiro apresentou dados referentes ao resultado do Programa Prefeitura Cidadã que é desenvolvido em diversos bairros e distritos da zona rural de Ilhéus, quando é realizado um trabalho em parceria entre a prefeitura, comunidade e órgãos do governo estado sediados na cidade. Essa ação define prioridades de investimentos a curto, médio e longo prazos , integrando as secretarias municipais em diversos setores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *