Ainda no dia 22, à tarde, os representantes dos municípios participam de uma ampla plenária no auditório da Ceplac onde os relatórios dos grupos temáticos serão apresentados. “Este é um encontro definitivo para o fechamento de propostas que iremos defender em Salvador, e, posteriormente, em Brasília, onde o Ministério das Cidades irá realizar a 1.ª Conferência Nacional visando elaborar projetos destinados ao desenvolvimento das cidades brasileiras que necessitam de investimentos para reverter o atual quadro de grandes dificuldades que a maioria atravessa no momento”, afirmou Vieira.
No encontro em Ilhéus – promovido pela Prefeitura local com apoio da Amurc -, estarão participando representantes dos seguintes municípios: Itapitanga, Buerarema, Una, Santa Cruz Vitória, Jequié, Itacaré, Nova Ibiá, Barra do Rocha, Gandu, Ibirataia, Lafayete Coutinho, Itajuípe, Teolândia, Wenceslau Guimarães, Uruçuca, Firmino Alves, Floresta Azul, Lomanto Júnior, Mascote e Cândido Sales.
ILHÉUS SEDIA 1.ª CONFERÊNCIA DOS MUNICÍPIOS DIAS 21 E 22
Ilhéus estará sediando nos dias 21 e 22 deste mês a 1.ª Conferência dos Municípios das Regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia, a ser realizada no auditório do escritório da Ceplac, na praça Cairu. A abertura do evento, prevista para às 9 horas será feita pelo prefeito de Ilhéus e presidente da Amurc, Jabes Ribeiro, seguindo-se de palestra do secretário de Planejamento do Estado da Bahia, Armando Avena. Com o tema “Construindo uma política democrática e integrada para as cidades”, a 1.ª Conferência dos Municípios tem como objetivo principal elaborar um amplo diagnóstico e apresentar proposições a serem encaminhadas à 1.ª Conferência das Cidades do Estado da Bahia, que acontecerá no mês de outubro, em Salvador.
De acordo com o coordenador do encontro, secretário de Planejamento de Ilhéus, Antonio Vieira, no dia 21, serão apresentadas quatro palestras abordando as áreas de habitação, saneamento ambiental, desenvolvimento urbano, transporte e mobilidade urbana, abrindo-se espaços para os debates e apresentação de propostas. Já no dia seguinte, 22, a conferência acontecerá em vários auditórios da cidade, como na Casa de Cultura Jorge Amado e Associação Comercial de Ilhéus, onde grupos temáticos vão se reunir para elaborar os relatórios de suas respectivas áreas, apresentando sugestões para problemas ambientais como a destinação de resíduos sólidos e de lixo, regulamentação de transporte, melhoria da qualidade de vida, entre outros.