No próximo dia 23 de agosto, a partir das 15 horas, o Colégio Estadual de Ilhéus realiza a I Amostra Coreográfica, no ginásio de esportes Herval Soledade. O evento tem como objetivo integrar alunos e professores em um momento de socialização, onde será mostrada a importância da dança e dos movimentos corporais. O idealizador do projeto é o professor Gustavo Argolo, que já promoveu o evento três vezes no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. O evento está sendo organizado pelos departamentos de educação física, comunicação e expressão e biologia do colégio estadual.
A programação está constituída de apresentações coreográficas de cinqüenta grupos de alunos que irão competir entre si. Além disso, algumas participações especiais de grupos profissionais de dança estão previstas para o dia do evento, como os grupos Dançarte e Megadance, grupos evangélicos, de capoeira, a fanfarra do próprio colégio, e também as crianças da APAE. Segundo a diretora do colégio, Gilvanete Pereira Santos, todos os professores e alunos do ensino fundamental e médio estarão envolvidos na realização do projeto, além de outros interessados. Ela explica que a finalidade da mostra é enriquecer o processo ensino-aprendizagem, enfatizando o trabalho já desenvolvido em sala de aula, e servindo de estímulo aos alunos.
A professora responsável pelo evento, Sandra Geraldi, afirma que as apresentações irão abordar todos os tipos de dança, da clássica à moderna, e os grupos vencedores nas categorias de melhor coreografia, figurino, trilha sonora e grupo-revelação, serão premiados com troféus e medalhas. Para assistir às apresentações, as pessoas deverão doar um quilo de alimento que será posteriormente distribuído para as comunidades carentes escolhidas pelos próprios grupos.