ALTOS DA ESPERANÇA E CARVALHO RECEBEM OBRAS NAS ENCOSTAS

A Secretaria de Infra-Estrutura de Ilhéus está dando prosseguimento às obras de urbanização do Projeto Viva o Morro com a execução da construção de contenções de encostas que beneficiam as comunidades residentes nos altos da Esperança e do Carvalho, na zona norte da cidade. O secretário Isaac Albagli explica que os serviços foram viabilizados através de parceria junto ao governo federal, através do Programa Morar Melhor. A prefeitura também se responsabiliza por contrapartida financeira para realização do projeto.

A contenção de encosta que está sendo construída no alto da Esperança, localizada na rua 8, conta com serviços que incluem a implantação de concreto projetado com malhas de ferro fixadas em micro-estacas, além de execução de alvenaria de pedra, no pé do talude, o que proporciona mais segurança e proteção à encosta. “Essa obra é fundamental para assegurar mais tranquilidade aos moradores do bairro, principalmente para as famílias residentes na rua 5, localizada na parte mais baixa do alto, que corriam muitos risco com eventuais deslizamentos de terra no período da chuva”.
Já no alto do Carvalho, a prefeitura também está realizando importante obra de contenção de encosta em alvenaria de pedra, atendendo reivindicação dos moradores daquele morro. Esses serviços, segundo o secretário de Infra-Estrutura, obedecem a padrões modernos de construção, e se estendem pelos demais altos situados na zona urbana do município que estão sendo melhorados com o Projeto Viva o Morro. Por sua vez, o prefeito Jabes Ribeiro lembra que está viabilizando mais recursos junto ao governo do estado, através do Produr, para execução de novas obras que beneficiem zonas mais carentes da cidade.
Na sua avaliação, o Projeto Viva o Morro é um dos programas prioritários da administração municipal, pois além de buscar preservar o patrimônio das comunidades atendidas, também evita problemas de deslizamento de terra e a ocorrência de famílias desabrigadas durante os períodos de longa chuva. “Como essas obras exigem recursos normalmente acima da capacidade de investimentos do próprio município, temos lutado por parcerias envolvendo os governos estadual e federal, com a finalidade de ampliar nossa ação”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *