POLICLÍNICA MUNICIPAL FAZ DOIS ANOS

Ao completar dois anos prestando serviços gratuito à população de Ilhéus nas áreas de neurologia, dermatologia, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, além de exames de prevenção de câncer uterino e exames de eletrocardiograma e ultra-sonografia, a Policlínica Municipal Halil Medauar, situada no alto da Conquista, completa a marca de 244 mil atendimentos, com uma média diária de 300 pacientes. Buscando aperfeiçoar mais seus serviços, a clínica funciona diariamente com uma equipe formada por 19 médicos especializados em diversas áreas, quatro odontólogos e seis auxiliares, cinco agentes administrativos e dois de serviços gerais, e uma enfermeira no cargo de gerente geral.

O secretário municipal Paulo Medauar afirma que o funcionamento da Policlínica representa um marco no atendimento público de saúde de Ilhéus. A revolução nesse setor sempre foi um compromisso do prefeito Jabes Ribeiro com a população de Ilhéus, ressalta. A gerente da Policlínica, a enfermeira Bárbara Magalhães, garante que uma das características da Policlínica é servir à população com presteza e qualidade. “Por isso, o Conselho Municipal de Saúde deliberou que os pacientes para ter acesso às consultas, marcações e autorizações de exames, terão exigidas guias de encaminhamento, cartão de aprazamento na unidade ou comprovante de residência, a exemplo de contas de água, energia elétrica ou telefone. As exigências foram determinadas em função do grande número de pessoas oriundas de municípios circunvizinhos que não fizeram pactuação de compra de serviços de saúde com Ilhéus”, explica. Atualmente, as cidades pactuadas são Almadina, Buerarema, Canavieiras, Ibicaraí, Ibirapitanga, Itacaré, Itamaraju. Itapetinga, Itororó, Maraú, Ubatã, Una e Uruçuca.
O secretário Paulo Medauar destaca que o município de Ilhéus tem atualmente um dos mais organizados sistemas de saúde do interior da Bahia. “Para isso, procuramos planejar nossos serviços, buscando contemplar os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) que são de universalidade, equidade e igualdade. Para se ter uma idéia da excelência do sistema, contamos com três clínicas públicas em Ilhéus que prestam assistência especializada, que são o Núcleo de Atenção Especializada (Nae), na avenida Soares Lopes, a Clínica Municipal de Assistência Especializada (antigo Cae II) no bairro Cidade Nova, e a Policlínica Halil Medauar, na Conquista”, ressaltou. Medauar disse que as exigências para apresentação de documentos são em função do processo de implantação da Central de Regulação para marcação de consultas, que irá proporcionar aos usuários de saúde mais comodidade e resolutividade na assistência pública, que é uma exigência do Ministério da Saúde para os municípios que estão na gestão plena do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *