TEATRO MUNICIPAL COMEMORA 17º ANIVERSÁRIO COM PEÇA TEATRAL

O 17º aniversário de reconstrução do Teatro Municipal de Ilhéus será marcado pela apresentação do espetáculo “Capitães de Areia”, que será encenado pela Cia Baiana de Patifaria, às 21 horas do dia 10 de julho, data da reinauguração da casa que é um dos mais modernos teatros de todo norte e nordeste do Brasil. As apresentações da montagem que é adaptada do romance homônimo do escritor Jorge Amado, estendem-se até o próximo domingo (13), sempre no mesmo horário, exceto a última encenação que está prevista para começar às 20 horas. O prefeito Jabes Ribeiro e a primeira dama do município, Adryana Ribeiro, além de secretários municipais e a nova presidente da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) Maria Luiza Heine, prestigiarão as comemorações pela passagem do 17º aniversário da casa de espetáculos de Ilhéus.

O Teatro Municipal se constitui num dos grandes referenciais culturais da Bahia, e pelo seu espaço já passaram grande espetáculos de dança, música e teatro, da esfera nacional, baiana e regional, além do desenvolvimento de diversos projetos de origem artística e cultural, a exemplo do “Projeto Seis e Meia”, esse muito importante para a revelação de novos talentos do cenário musical. Outros projetos de origem cênicas também já foram desenvolvidos no Teatro Municipal de Ilhéus, numa verdadeira demonstração de avanços percebidos no setor artístico-cultural.

HISTÓRICO – A expectativa vivida pelos ilheenses para a inauguração da maior casa de espetáculo da história da cidade aconteceu às 20h30min do dia 22 de dezembro de 1932, com a exibição da obra cinematográfica “Honrarás tua mãe”, da Fox Filmes e contou com a presença do então prefeito Eusínio Lavigne. Depois desse processo, com as crises cíclicas do cacau, o equipamento entrou em abandono no final da década de 50. A partir daí o teatro entrou em desuso e se transformou em ruínas preservando na fachada a antiga grafia de “Cine-Teatro Ilhéos”.
Sensibilizado pela necessidade da manutenção dos laços culturais da cidade, ameaçado pela inexistência de uma base sólida para sua continuação, em 10 de julho de 1986, o prefeito Jabes Ribeiro reinaugurou o Teatro Municipal de Ilhéus, depois de ter assumido esse compromisso com os diversos segmentos culturais da cidade. O grupo de ballet moderno “Corpo” de Belo Horizonte se responsabilizou pela reinauguração de uma das casa noturnas mais bem equipadas do interior do Brasil.
O teatro ressurgiu com uma estrutura moderna e arrojada. Seu interior é dotado de camarins, palco, platéia com 290 lugares no pavimento térreo e 135 no pavimento superior, num total de 425 lugares. A estrutura interna compreende ainda galeria de arte, foyer, modernos equipamentos de cenário, iluminação, sonorização e acústica.

O prédio principal do equipamento é um edifício com 4 pavimentos de apoio ao teatro. Possui cobertura em estrutura metálica, piso em granito e forro em gesso, além de esquadrias do tipo blindex. A área de palco é dotada do que há de mais moderno em montagem cênica, com um total de 16 varas de cenário, reguladores, ciclorama, bambolinas, parnasa laterais, cortina nobre e piso formado por quartelados de madeira. Na atual gestão do prefeito Jabes Ribeiro. o Teatro Municipal de Ilhéus passou por várias reformas, sendo uma das mais importantes a troca de todo o sistema do ar condicionado e a iluminação passou a ser computadorizada , contando com quatro trachspot, refletores, entre outros que fazem da casa um dos maiores teatro do interior do Brasil.
ESPETÁCULO – O espetáculo que marcará o 17º aniversário de inauguração do Teatro Municipal de Ilhéus ,é sucesso de crítica e público. A direção da montagem é assinada por Lelo Filho e Fernando Paquelet e comemora ainda os 15 anos de trabalho da Cia Baiana de Patifaria que tem grandes sucessos em sua trajetória pelos palcos, como “Abafabanca”, “A bofetada”, “Noviças Rebeldes” “32 em 1” e “A vaca Lelé”. O espetáculo “Capitães de Areia” já foi visto por mais de 20 mil espectadores , desde sua estréia em Salvador, no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *