APRESENTAÇÃO DE ESPETÁCULOS MARCARÃO ANIVERSÁRIO DA CASA AMADO EM ILHÉUS

O Quinteto de Sopro da Orquestra Sinfônica da Bahia se apresentará no Teatro Municipal de Ilhéus, no próximo dia 27, como parte das comemorações alusivas ao aniversário da Casa de Cultura Jorge Amado, que está completando seis anos de funcionamento, com uma extensa parcela de contribuição à cultura do município e da região sul da Bahia. O espetáculo se integra ainda as homenagens pela passagem dos 469 anos de fundação e 122 de autonomia político-administrativa de Ilhéus, no dia 28 de junho. O prefeito Jabes Ribeiro, autoridades civis, militares e outras ligadas ao cenário cultural regional farão parte do ato solene. A Casa de Cultura Jorge Amado foi oficialmente criada em 1997 e instalada na residência onde a família do escritor morou, na rua que leva o nome do romancista mais popular do Brasil. A casa é anexada a Fundação Cultural de Ilhéus.

Para enriquecer os festejos de aniversário da casa que, desde sua fundação já recebeu a visita de mais de 60 mil pessoas de várias partes do Brasil e do mundo e, representa um dos maiores referenciais culturais e artísticos para o município, ao lado do Teatro Municipal, entre outros, a Fundação Cultural de Ilhéus, mantenedora do equipamento, programou também a apresentação do Balé Núcleo de Dança, dirigido por Isabela Kruschewsky. Na trilha sonora do espetáculo de dança estão incluídas músicas alusivas as obras de Jorge Amado. A apresentação será realizada no Calçadão Jorge amado, a partir das 18 horas da véspera do aniversário.
Na ocasião da inauguração da Casa Jorge Amado, idealizada pelo prefeito Jabes Ribeiro e segmentos culturais, o homenageado Jorge Amado, a escritora Zélia Gattai, esposa de Amado, e filhos, participaram do ato comemorado por representantes e produtores culturais que apóiam o incremento de políticas públicas voltadas para ações que priorizam o universo artístico-cultural no município. “A Casa Jorge Amado é a expressão mais autêntica de homenagear aquele que tanto enalteceu Ilhéus e a região do cacau, com suas estórias e personagens que viajam pelo mundo nosso potencial”, disse o prefeito Jabes Ribeiro, referindo-se a Casa de Cultura Jorge Amado.

Na Casa Jorge Amado, que também se tornou um referencial turístico, tendo em vista a grande contribuição de Jorge para a literatura nacional e mundial, o visitante poderá vislumbrar toda a obra do escritor, fotos pessoais dele e de sua família, documentos ligados a sua vida literária e mais uma série de objetos que fazem parte do acervo cultural da casa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *