O seminário será aberto pelo prefeito Jabes Ribeiro, às 16 horas do dia 28, contando com as presenças do presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Hélio Pólvora; da reitora da Uesc, Renée Albagli, e da professora e pesquisadora Janete Ruiz de Macedo, também da Uesc. Após a abertura, haverá conferência do professor Carlos Roberto Arléo Barbosa, um dos principais historiadores do município.
O evento prosseguirá no dia 30 de junho, também às 16 horas, tendo como palestrantes a professora Janete Ruiz de Macedo, que abordará o tema “Uma biblioteca proibida na capitania de São Jorge dos Ilhéus”. Em seguida, a mestra Rita Virgínia Argolo, falará sobre “A cultura dos coronéis”, além da professora Maria Luiza Heine, cuja palestra será sobre o tema “Jorge Amado e os coronéis do cacau: um estudo de caso”.
Já no dia 1.º de julho, a professora Silvana Araújo da Silva será a primeira a realizar palestra, às 16 horas, abordando “A influência da revolução de 30 na história política de Ilhéus –1930/1934”, seguida de conferência do professor André Luiz Rosa Ribeiro, que falará sobre “Memória e identidade: reformas urbanas e arte cemiterial (1880/1950)”. A última palestra, sobre “Instituto de Cacau da Bahia: política e economia no município de Ilhéus”, que marca o encerramento do evento, será proferida pela professora Flordeni Santos Matos Freitas. A participação dos interessados no evento é totalmente gratuita.