CENSO IMOBILIARIO DE ILHÉUS INICIA CADASTRO NO MALHADO

A Edidata, empresa responsável pela coordenação da coleta de dados do censo imobiliário do município de Ilhéus, estima que até o momento já foram cadastrados mais de sete mil residências, estabelecimentos comerciais e terrenos dos bairros do Iguape, São Domingos, São Miguel, Jardim Savóia, Vila Lídia e Barra, todos localizados na zona norte da cidade. Agora, a equipe de cadastramento está visitando imóveis do bairro do Malhado, também ao norte da sede do município. Segundo o Chefe do Setor de Tributos da prefeitura, Roberto Soares, no Malhado o censo deverá sofrer atraso em decorrência da greve do sistema de transporte coletivo, além da extensão territorial do bairro, considerado um dos mais populosos de Ilhéus.

O censo imobiliário iniciou o cadastramento pelo bairro do Iguape. Roberto Soares informou que se reunirá com os técnicos da Edidata, para a realizar uma avaliação dos trabalhos de coleta de dados nestes locais. “A depender dos resultados, iremos definir se a etapa seguinte da equipe do censo efetuará o cadastramento no centro ou na zona sul de Ilhéus”. Garante Soares que apesar de alguns entraves a previsão para a conclusão dos trabalhos é o mês de maio de 2004.
“Entretanto, para que não haja retardamento na entrega dos dados coletados é necessário que a população facilite o trabalho, recebendo a equipe com cordialidade, além de fornecer as informações para o preenchimento do questionário”, ressalta. Roberto disse que o censo imobiliário é de grande importância para o desenvolvimento do município e para o aperfeiçoamento técnico de diversos níveis da administração pública local. Ele salienta que os agentes de cadastro se apresentam nos domicílios em dupla, uniformizados e com crachá de identificação.
O censo imobiliário de Ilhéus é realizado em parceria da prefeitura e a Coordenadoria de Desenvolvimento de Ações Regionais (Car) do governo do estado, com recursos oriundos do Bando Mundial (Bird). A equipe de cadastradores é composta de 60 pessoas, sendo que 50 delas estão trabalhando em campo e 10 em ambiente interno. Com o novo cadastramento – o último foi realizado na década de 80, a prefeitura de Ilhéus passará a dispor de um banco de dados com informações precisas sobre o número de imóveis comerciais, residências e terrenos existentes no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *