PREFEITO PEDE APOIO AO ESTADO PARA DESAPROPRIAR MORRO DE PERNAMBUCO

Em sua visita ao município, onde participou de reunião promovida pela Associação dos Municípios do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc), sobre a preservação dos rios que abastecem os municípios do sul do estado, o secretário estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, deputado Jorge Khoury, recebeu ofício do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, solicitando o seu apoio para que a Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) possa incorporar o Morro de Pernambuco ao seu patrimônio. A finalidade será para o desenvolvimento de atividades de apelo ecológico e turístico.

Lembrou o prefeito que no sentido de resguardar os interesses públicos e instrumentalizar as políticas ambientais no município, em maio de 1997 foi assinado o decreto n.º 046, tombando o Morro de Pernambuco, e sem Seguida, também através de decreto, aquela espaço foi considerado de utilidade pública para fins de desapropriação, “dado o seu extraordinário significado cênico, paisagístico e cultural, tudo em sintonia com a legislação ambiental do estado e da união”.
Ressalta ainda o prefeito que “é um milagre que o Morro não tenha ainda sido degradado por invasões, tantos são os expulsos das atividades rurais pela vassoura-de-bruxa e da conseqüente crise da economia cacaueira. Seria, tal fato, na verdade, um desastre ecológico de proporções gigantescas, semelhante ao que ocorre com os nossos valiosíssimos manguezais, rico ecossistema profundamente atingido por fortes pressões antrópicas a que não devemos ceder, mas que é difícil resistir em face das implicações sociais de que se reveste o problema”.
Para a efetivar a desapropriação do Morro de Pernambuco, e posteriormente implantar os projetos ambientais da Maramata, o prefeito Jabes Ribeiro destaca a necessidade de contar com o apoio da secretaria estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, com a liberação de ajuda financeira, “sem o que restarão ineficazes os nossos esforços e as iniciativas até então implementadas”. No laudo de avaliação, que foi entregue anexo ao ofício, o prefeito diz que isso permitirá ao secretário Jorge Khoury ajuizar o mínimo indispensável à partida das ações “que nos propomos realizar”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *