DIA DO MEIO AMBIENTE TERÁ UMA AMPLA PROGRAMAÇÃO EM ILHÉUS

O lançamento de um espaço para ampliar o debate de questões ambientais, o “Palanque do Povo para Defesa do Meio Ambiente”, será realizado no campus da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), ao lado da distribuição de mil mudas de essências nativas da Mata Atlântica, cedidas pela Biofábrica de Cacau, marcando as atividades programadas para o Dia Mundial do Meio Ambiente, no dia 5 de junho, em Ilhéus. As comemorações começam às 16 horas, com a inauguração do palanque pelo prefeito Jabes Ribeiro, e incluem uma palestra do superintendente de Defesa Florestal e Unidades de Conservação da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Durval Olivieri, sobre a importância da preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentado.

Segundo o presidente da Maramata, professor Soane Nazaré de Andrade, a instituição tem uma tradição de luta e participação na defesa dos recursos naturais e promove anualmente eventos no Dia Mundial do Meio Ambiente. Destaca que o palanque servirá como espaço livre para questões ambientais e está sendo construído com recursos da própria instituição, e “devendo se consolidar efetivamente como um pólo voltado para atividades eco-culturais, além de servir como um centro de debates e propostas comunitárias.”
Entre as atividades da programação das comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, incluem-se também as apresentações de grupos de capoeira e um jogral dos alunos do colégio Moisés Bohana, sobre animais em extinção, além de um rap ecológico com estudantes do IME. O evento contará com a exibição de percussão e maculelê do grupo afro-cultural Danados do Reggae e competições esportivas, sob a coordenação da secretaria de Esporte e Cidadania de Ilhéus. A secretaria de Saúde desenvolverá ações comunitárias e de atendimento aos participantes dos evento através de suas unidades móveis.
Na oportunidade, os cantores Amanda Andrade, Bebeto, Márcia Alencar, Euzner Teles, Tito Moreno, Itassucy e Luciano de Lucas, também farão apresentações. No repertório, haverá canções que ressaltam elementos da natureza. O presidente da Maramata disse que as comemorações possibilita a divulgação de informações importantes de como preservar a natureza, sempre com o cuidado de materializar idéias voltadas para o trabalho de conscientização de estudantes e a população em geral, para proporcionar as futuras gerações uma vida melhor,, tendo como base o desenvolvimento sustentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *