SAÚDE DOA EQUIPAMENTOS A DEFICIENTES FÍSICOS DE ILHÉUS

Ao participar na manhã de hoje (26) da solenidade de entrega de diversos equipamentos a portadores de deficiência física e de um ano de funcionamento do Núcleo Municipal de Atenção Especializada José Maria de Magalhães, o secretário Paulo Medauar destacou que a unidade tem aumentado a cada dia a oferta de serviços à população, ressaltando que “aqui é o cartão postal na área de saúde de Ilhéus, graças ao trabalho de reabilitação que vem sendo realizado e que beneficia a centenas de pessoas melhorando a sua qualidade de vida”, lembrou. Na oportunidade, foram doados material de prótese, órtese, cadeiras de roda e de banho, muletas, andadores infantis e de adultos, dentre outros equipamentos para melhorar a vida diária das pessoas.

Formado por uma equipe multidisciplinar integrada por técnicos especializados, a exemplo de fisioterapeuta, ortopedista, geriatra, endocrinologista, angiologista, oftalmologista, otorrinolaringologista, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social e enfermeiros, além de assistência farmacêutica, o núcleo conta também com outros serviços de estimulação precoce em crianças na faixa etária de 0 a 4 anos de idade. “O usuário com situação de deficiência chega ao núcleo referenciado pelas unidades básicas de saúde e pelos programas Saúde da Família (PSF), passando a ser atendido pelo grupo de orientação que avalia suas necessidades e encaminha para os serviços especializados”.
De acordo com a a administradora do núcleo, Tânia Cristina Nascimento, a unidade atende todos os dias uma média de 36 pacientes por turno, “a maioria esmagadora dos pacientes, em função das sessões de fisioterapia nem precisa do uso de alguns equipamentos e outros são encaminhados a passar por uma avaliação e receber sua prótese. Na verdade, comemoramos um ano com vitórias e fazendo valer os seus direitos constitucionais”.
Na avaliação da dona de casa Jacira dos Santos Silva, que mora no alto da Conquista, mãe de uma criança de 5 anos, Caroline Silva Aguiar, que freqüenta a unidade desde sua inauguração, sua filha, como outros pacientes, tem recebido atenção especial dos técnicos das áreas de assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, assim como equipamentos de grande importância para locomoção. “No caso específico de minha filha não é fácil deslocar de casa para o Núcleo Municipal de Atenção Especializada em função do seu peso. Agora, com a cadeira de rodas tudo ficou melhor e mais fácil”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *