Mais Professores Capacitados em Ilhéus

Os 25 professores da rede municipal de ensino de Ilhéus que participaram, semana passada, do curso de capacitação ministrado por técnicos da Fundação Banco do Brasil, iniciaram hoje (12) as suas atividades nos distritos e nos bairros de São Miguel e Teotônio Vilela, com a implantação do programa BB Educar, atendendo ao todo 650 jovens e adultos em processo de alfabetização. De acordo com a secretária de Educação, Dinalva Mello, o curso de alfabetização é realizado durante um período de seis meses, e a partir do próximo mês de junho mais 25 novos professores irão se integrar ao programa, ampliando sensivelmente o número de participantes.

Além da importância de alfabetizar jovens e adultos com o programa BB Educar, a secretária ressalta que, ao término dos cursos, os participantes são estimulados a ingressar em escolar regular para que possam dar continuidade à aprendizagem. Segundo afirma, o programa foi implantado em Ilhéus em 99, numa iniciativa do prefeito Jabes Ribeiro, que assinou convênio com a Fundação Banco do Brasil, renovando anualmente essa parceria, “o que tem permitido atender a demanda, principalmente na zona rural”.

Explica a secretária que as aulas ministradas no BB Educar seguem a linha construtivista do professor Paulo Freire, baseada nos princípios de uma educação libertadora, onde o aluno é visto como sujeito e não um simples objeto de sua aprendizagem. No município, o programa é coordenado pela professora Tertuliana Alves da Silva, que também é uma das responsáveis pelos cursos de capacitação, na Casa do Professor de Ilhéus, situada no alto do Pacheco.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *