CRIADO EM ILHÉUS PROJETO-PILOTO DE RECICLAGEM LIXO EM SAMBAITUBA

O projeto-piloto de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos, denominado “Reciclando o lixo, valorizando o Almada”, acaba de ser implantado no distrito de Sambaituba, pelo secretário municipal de Saúde, Paulo Medauar, em parceria com a Cargill e o Núcleo da Mulher. O treinamento teve como objetivo sensibilizar os participantes quanto à importância da implantação do projeto como forma de melhorar a qualidade de cidade da comunidade, além de ampliar os conceitos em torno de questões ligadas ao meio ambiente. O projeto tem como público-alvo os Agentes Comunitários de Saúde, equipes do Programa Saúde da Família (PSF), professores da rede municipal de ensino e líderes comunitários de Ilhéus.

Ao participar da solenidade de instalação, o secretário Paulo Medauar destacou que essa parceria em torno desse projeto vai beneficiar principalmente a comunidade de Sambaituba, numa experiência-piloto, “e reciclar o lixo é uma proposta que vai de encontro a uma necessidade do mundo em criar ações e noções básicas de preservar o meio ambiente, visando uma melhor qualidade de vida do nosso povo. Além disso, a Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, vai continuar incentivando a organização das comunidades, para que se multipliquem essas experiências”.
COLETA DIFERENCIADA – Durante a instalação dos trabalhos foram palestrantes as professoras Leda Pureza Moreno, Josan Ney Rosário Gomes e Eliane Aparecida Cerqueira que desenvolveram aulas práticas de como realizar coletas diferenciada e seletiva, além de instruir os participantes sobre o reaproveitamento de algumas matérias. Para que houvesse uma assimilação dos trabalhos, foram divididos em grupos de rua na própria comunidade para que fosse feita a coleta diferenciada que consta de lixo orgânico e inorgânico. Como resultado foi aprovada de criação do projeto de coleta seletiva e reciclagem de resíduos sólidos com denominações de “Reciclando o lixo, valorizando o Almada”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *