ILHÉUS DEBATE PLANO DE AÇÃO PARA O TURISMO

Desenvolver um plano de Marketing com o objetivo de “vender” o destino Ilhéus; elaborar estudo com diagnóstico e viabilidade para captação de empreendimentos hoteleiros de grande porte para o município; conscientizar, sensibilizar e capacitar o empresariado, os trabalhadores do setor, a comunidade a realizarem ações conjuntos de desenvolvimento do turismo. Estes foram alguns dos pontos acordados durante o I Encontro de Entidades Ligadas ao Turismo e representantes da sociedade organizada, promovido pela Associação Bahiana da Indústria Hoteleira (ABIH) no último sábado, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, que contou com a participação da vice-prefeita Ângela Sousa, além de hoteleiros, agentes de viagens, entre vários outros representantes do setor turístico.

Durante o encontro, tanto a ABIH quanto a Bahiatursa, secretaria municipal de Turismo (Setur) e Convention Bureau de Ilhéus apresentaram planos de ação para a divulgação e solidificação do turismo em Ilhéus, sugerindo mudanças e alternativas e apresentando um leque de opções para que os setores públicos e privados possam incrementar o setor. De acordo com o gerente de Operação da Setur, Gerson Marques, o evento serviu para unificar o diálogo, tendo ao final sido divulgada uma carta Berta aos participantes onde são apontadas as principais reivindicações do setor.
Dentre as reivindicações foi apontada a necessidade de duplicação da BA-001, trecho Pontal/Cururupe, com iluminação, construção de sanitários públicos, calçadão, estacionamento de veículos com urbanização, padronização das cabanas de praia; construção da ponte Ilhéus/Pontal para aliviar o trânsito como também para oferecer alternativa de locomoção em casos de acidentes; reforma e recuperação dos galpões do antigo porto transformando-os em shoppings, museus, casas de espetáculos; término das obras do Quarteirão Jorge Amado, e construção da Estação de Passageiros no Porto de Ilhéus visando melhorar as condições de receptivos dos navios turísticos, entre outros.
Para o presidente executivo do Convention Bureau, Washington Luiz Figueiredo dos Santos, “precisamos despertar a consciência da nossa força, através da sociedade organizada, a fim de podermos resolver os problemas comuns com eficiência, menor custo e tempo. Segundo ele, “o progresso de um destino turístico depende da consciência de se ter atitudes respaldadas numa comunitária que torne desejável e factível a presença de visitantes, movimente seus cidadãos, os empreendedores, o governo, com o objetivo de implementarem conjuntamente, de forma integrada e consensual, ações viabilizadoras de desenvolvimento e geração de renda”.

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