FESTEJOS POPULARES VÃO AGITAR A LAGOA ENCANTADA NO FERIADÃO

O distrito de Lagoa Encantada, a 25 quilômetros da sede do município de Ilhéus, realizará uma grande festa nos próximos dias 19 e 20. Durante o Sábado de Aleluia e o Domingo de Páscoa, os pescadores da localidade estarão participando de diversas atividades de cunho esportivo e cultural, como pau-de-sebo, queima de Judas, quebra pote, corrida-de-saco e torneio de futvôlei, entre outras. No distrito, os visitantes poderão dispor de restaurantes e pousadas que servem comida caseira e grande variedade de pratos típicos regionais. A festa, voltada às muitas famílias de pescadores que habitam a Área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada, conta com o apoio do vereador e presidente da Colônia de pescadores Z-34, Reynaldo Oliveira dos Santos, o popular Zé Neguinho. Na ocasião do evento diversas autoridades estarão visitando o manancial ecológico.

Além do verde proporcionado pela exuberância da Mata Atlântica, das cachoeiras e das corredeiras da reserva particular do Patrimônio Natural Salto do Apepequei, os turistas terão a oportunidade de presenciar a junção dos rios Pepita e Caldeiras, responsáveis pelo volume de água do manancial. Os adeptos das caminhadas poderão trilhar pelas matas de cacau-cabruca, que se integram ao potencial ecológico do local. A Lagoa Encantada é um dos principais pontos turísticos do município de Ilhéus e da região sul da Bahia. Ali, pode-se desfrutar da fertilidade do universo popular, a partir das histórias contadas pelos nativos sobre a origem do nome Lagoa Encantada. São inúmeras as lendas que povoam o imaginário dos pescadores.
Coincidentemente, às noites de lua cheia do mês de abril acontecerá na semana da festa. Nessas ocasiões, a lua serve de termômetro para medir a intensidade da beleza que envolve o potencial do lugar, reduto de pescadores. A área de Proteção Ambiental (APA) da Lagoa Encantada tem uma extensão de 11.800 hectares integrados a Bacia Hidrográfica do Rio Almada. A área é dotada de atributos biológicos, estéticos e culturais, importante para a qualidade de vida e o bem estar do ser humano.
A estrada de chão que liga o distrito até a rodovia Ilhéus/Itacaré recebeu beneficiamento recentemente. O acesso terrestre é uma das opções que o turista tem para chegar no manancial.Para ir à Lagoa Encantada e saborear pratos a base de tilápias, robalos e carapebas, tomar banho de cachoeiras e praticar esportes aquáticos, o turista dispõe ainda de via fluvial, através das chalanas que saem do Clube de Recreação do Loteamento Jóia do Atlântico, local onde fica o Centro de Informações Turísticas e Ambientais. Não tem mistério. Nos dias da festa dos pescadores quem procurar a Lagoa Encantada, além de desfrutar de muitos recursos naturais, poderá curtir o evento junto com a comunidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *