PREFEITURA RECEBE ARMAZÉNS DO ANTIGO PORTO

O presidente da Companhia Docas do Estado da Bahia Codeba, Afrísio Vieira Lima, entregou hoje ao prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, a escritura pública de desapropriação de dois armazéns localizados no cais do antigo porto da cidade, antiga reivindicação dos comerciantes locais. O prefeito considerou o ato uma vitória de todos os ilheenses que querem ver a cidade mais bonita e organizada, e agradeceu o empenho do presidente da Codeba e de todos os técnicos envolvidos na negociação.

A demolição dos armazéns é um assunto que virou polêmica. Além de estarem abandonados no centro da cidade, serviam de abrigo para uso de drogas e esconderijo de marginais. A cessão da área aconteceu após negociação, que durou vários meses, entre o presidente da Codeba e o Prefeito de Ilhéus. O imóvel foi orçado em R$ 476 mil. Como a Codeba tem dívida tributária com a Prefeitura, as parcelas serão repassadas de acordo com o pagamento da dívida.
Afrísio Vieira Lima afirmou que a desapropriação da área é um ato jurídico complexo, muito difícil de se realizar. Tivemos audiência no Tribunal de Contas da União, com a Procuradoria Geral da República, com o objetivo de promover a cessão da área. Afinal, eu não posso doar uma área da empresa. Mas nós conseguimos chegar a um acordo e fiz esse esforço por gosto de Ilhéus e torço pela administração do prefeito Jabes Ribeiro.
URBANIZAÇÃO – O prefeito Jabes Ribeiro solicitou ao secretário de Infra-estrutura, Isaac Albagli, e ao gerente local da Codeba, Melquíades Silva, a adoção de providências para a demolição dos armazéns abandonados. Segundo o prefeito, a área já está na Segunda etapa do Programa de Reurbanização do Quarteirão Jorge Amado, que a Prefeitura executa em parceria com o Governo da Bahia, através da secretaria da Cultura e Turismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *