SECRETARIA DE SAÚDE E AAPC FAZEM MUTIRÃO CONTRA CÂNCER DE MAMA

A secretaria municipal de Saúde e a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer (AAPC) de Ilhéus realizam a partir das 9 horas desta sexta-feira (4) um mutirão para diagnosticar precocemente o câncer de mama. O mutirão acontecerá no calçadão da rua Marques de Paranaguá, em frente ao Banco do Brasil, durante todo o dia e estende-se ao público masculino, uma vez que está ocorrendo incidência de câncer de mama em homens. Os diagnósticos serão realizados por uma equipe formada por médicos, enfermeiros e auxiliares da Secretária de Saúde.

A presidente e vice da AAPC, Wanda Oliveira Campos Melo e Vera Lúcia Gois, respectivamente, apelam à comunidade de Ilhéus para que compareça ao mutirão. Elas entendem que, fazer o exame precoce do câncer de mama é a maneira mais eficiente de se evitar a doença. Chamam a atenção ainda sobre a incidência da doença, tendo em vista que o câncer de mama é a modalidade da doença que mais mata no país. No que trata a questão da incidência da doença em homens, disseram que o fato começa a preocupar médicos.
De acordo com Wanda e Vera Lúcia, a realização do mutirão só será possível graças à interferência do secretário de Saúde de Ilhéus, Paulo Medauar. A AAPC foi criada há dois anos, a partir das experiências de pessoas que já passaram pelo problema. O grande desafio da associação é a instalação de uma casa que servirá de apoio para os portadores da doença, inclusive aqueles mais carentes. A casa poderá servir também para hospedar portadores de câncer em tratamento e que residam em outras cidades. Elas alegam que o tratamento é um traumático, principalmente depois das sessões de quimioterapia.
A instituição costuma fazer doações de cestas básicas aos doentes mais carentes e procura trabalhar a auto-estima dos doentes. Para angariar fundos cujas rendas são reinvestidas em prol dos portadores de câncer promovem feiras de cacarecos e chás beneficentes. Quem desejar saber mais sobre a AAPC deverá manter contato através dos telefones 632-5527, 9131-3145 e 9131-1071, e falar com Wanda ou Vera Gois.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *