IGUAPE E BANCO CENTRAL RECEBEM O PROGRAMA PREFEITURA CIDADÃ

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, implantou oficialmente neste último final de semana, mais dois programas Prefeitura Cidadã, beneficiando desta vez o bairro do Iguape e o distrito de Banco Central. Durante reunião realizada no Iguape, na sexta-feira (28), o prefeito garantiu que a principal reivindicação daquela comunidade a reforma do colégio estadual será atendida durante o mês de abril, com o início das obras, e no dia seguinte, sábado (29), ele se comprometeu com a população de Banco Central em implantar o serviço de abastecimento de água para o distrito.

O Programa Prefeitura Cidadã foi lançado no Iguape, contando com a presença da vice-prefeita Ângela Sousa, secretários municipais e representantes da Embasa, Coelba, Direc, II BPM e Caixa Econômica Federal (CEF), além do presidente da Câmara Municipal, Zerinaldo Sena, e dos vereadores Elício de Sá e Gilmar Sodré. Inicialmente, o prefeito Jabes Ribeiro apresentou um diagnóstico do bairro quantidade de estabelecimentos comerciais, escolas, etc -, e em seguida, mostrou o resultado de uma pesquisa onde aquela comunidade apontou suas principais reivindicações, a exemplo de implantação de esgotamento sanitário, pavimentação de ruas e construção de quadras esportivas, entre outras.
Na continuidade, foram criadas comissões, onde secretários afins, representantes de órgãos públicos e membros da comunidade, após encontro reservado, fecharam o pacote de reivindicações para que sejam desenvolvidos a partir desta semana. Como a maioria dos serviços são para médio e longo prazo, o prefeito convocou os presentes a participar nos próximos dias 12 e 13 de abril, de um grande mutirão, com o intuito de fazer uma faxina geral em todo o bairro, com capinagem, roçagem, troca de lâmpadas, retirada de entulhos e pintura de meios-fios, enquanto são discutidas e analisadas as obras que irão beneficiar aquele bairro.
Com relação a reforma do colégio estadual, o prefeito afirmou que o Governo do Estado já realizou licitação pública, e a seu pedido, as obras terão início ainda neste mês de abril. Segundo ele, a reivindicação de estudantes e de pais de alunos é justa, e mesmos sendo um serviço restrito ao Estado, procurou intervir no sentido de agilizar a reforma, tendo o governador Paulo Souto se sensibilizado com o pleito e determinado a rápida solução para o caso. Hoje destacou -, estamos iniciando o Prefeitura Cidadã, mas isso não significa que os serviços serão realizados somente durante este mês. Tudo que for discutido ficará dentro das prioridades, pois como todos sabem, a Prefeitura não tem recursos para fazer tudo de uma vez.
BANCO CENTRAL – Distante 80 quilômetros da sede do município, o distrito de Banco Central recebeu a mesma comitiva na manhã do sábado (29), contando também com a participação do vereador. A implantação do Programa Prefeitura Cidadã seguiu a mesma sistemática do Iguape, tendo aquela comunidade apontado como prioritários a melhoria no serviço de segurança pública e da estrada, além da implantação do abastecimento de água. Presente ao encontro, o comandante do II BPM, coronel Augusto Salgado, garantiu que, já a partir desta segunda-feira (31), o distrito contará com mais dois policiais efetivos, somando-se aos dois que alí desenvolvem o trabalho de segurança.
Também presente no lançamento do programa, o gerente da Embasa, José Lavigne disse que uma equipe técnica irá elaborar projeto de construção de barragem numa fonte de captação, com flutuador, enviando a água para uma estação de tratamento já existente naquele local. Daí, será realizada a distribuição para as residências e estabelecimentos comerciais. Esse trabalho, será feito numa parceria entre a Embasa e Prefeitura.
De acordo com o coordenador de Ações Regionais, Henrique Almeida, o mutirão de limpeza geral em Banco Central acontecerá do dia 9 ao dia 13, e se estenderá para as áreas mais distantes do centro daquele distrito. Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, após a conclusão dos serviços naquela localidade, o Prefeitura Cidadã voltará a ser implantado em novos distritos e povoados, pois conhecemos todos os problemas dessas localidades e também tudo o que pode ser feito para beneficiar essas comunidades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *