COMITÊ PRODUTIVO DISCUTE PLANO DE AÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA DE ILHÉUS

Desenvolver um programa que possa aumentar a produção de leite no município de Ilhéus, através da usina de beneficiamento do povoado de Santo Antonio, que opera atualmente com 400 litros por dia, tendo capacidade para atingir 1.200 litros/dia. Este foi um dos principais assuntos discutidos durante reunião realizada com representantes da prefeitura secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico governo do estado Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Car e Secretaria da Agricultura , Sebrae, Ceplac, Uesc e Associação dos Produtores de Leite de Santo Antonio. Ficou decidido que o Comitê volta a se reunir no dia 3 de abril, às 9 horas, no auditório do Sebrae. Na oportunidade, serão discutidas outras ações, a exemplo de aproveitar as áreas desmatadas já existentes nas fazendas, promover melhoria do rebanho no âmbito da genética e manejo de pastagem e do rebanho.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Zugaib, a finalidade é discutir programas que possam suprir a capacidade ociosa do entorno da região de Santo Antonio, além de realizar uma campanha de conscientização junto aos produtores, nas escolas das redes pública e privada e o consumidor local. A idéia é fazer com que a comunidade amplie o consumo de leite e também realizar treinamento genético, melhoria das pastagens e cursos junto ao produtor e seus empregados.
Segundo o assessor de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo de Ilhéus, César Acionni, o município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, discutiu no último no Fórum Compromisso com Ilhéus, o projeto de melhoria genética, que inclusive, foi elaborado na atual administração, e ele foi incorporado ao projeto do governo do estado. Na verdade, ele veio a somar a proposta de produção leiteira, principalmente na região de Santo Antônio, onde foi implantada uma usina de beneficiamento de leite e derivados, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores.
Já o gerente técnico da Adab em Ilhéus, veterinário Nilton Montargil, disse que esse programa foi montado em todo o Estado da Bahia, em parceria com a secretaria da estadual da Agricultura e Sebrae, com o intuito de melhorar a produção leiteira baiana. Além disso, está sendo criado comitês nos municípios envolvidos no programa. Para se ter uma idéia, hoje, o plantel em Ilhéus é de 1.500 fêmeas, de gado leiteiro. A produção de leite ao mês chega em média 4 mil litros por dia, e o consumo chega ao patamar de 100 mil litros/dia, sendo sua maioria de vários municípios, ressalta. Diz que hoje o brasileiro gasta em cerveja anualmente 175 reais, em refrigerante, 75 reais, e em leite 35 reais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *