O baiano de Ilhéus, Denis Tihara foi um dos destaques da categoria Open.
Os surfistas brasileiros que disputam o sexto Campeonato Pan-americano de surf, no Equador, foram os destaques da última quarta (19/03), primeiro dia de competições na praia da Fae, em Salinas.
Em baterias equilibradas, a maioria contra venezuelanos e costarriquenhos, nossos surfistas conseguiram pegar ondas muito boas e mostrar suas habilidades.
As categorias bodyboard e surfe feminino competiram em outra área com outro palanque, mais para o meio da praia, com boas ondas na maré cheia. Os destaques foram os bodyboarders Roberto Bruno, Felipe Perusin e Joselaine Amorim, que já passaram duas fases e estão na semifinal do evento principal.
Na categoria Open, Márcio Farney, Jussemir Junior e Denis Tihara foram muito bem em suas baterias e com médias altas passaram em primeiro lugar. Marcelo Coutinho não deu sorte na escolha das ondas e ficou em terceiro, mas disputa a repescagem na quinta-feira.
Na Júnior, Wiliam Cardoso e Leandro Bastos dominaram suas baterias, já na maré cheia, com ondas mais escassas e próximas da beira.
Roberto Dias não deu sorte e ficou em terceiro, também caindo para repescagem junto com Martins Bernardo, que perdeu o vôo e só chega hoje no Equador.
No final da tarde, o longboarder Mauricio Pedreira surfou muito bem e ficou em segundo lugar na bateria, atrás do atual campeão pan-americano, o venezuelano Ronald Reyes. A categoria kneeboard ainda não competiu.
A previsão de um novo swell para sexta-feira animou atletas e organizadores, que esperam um alto nível de surf até a final no domingo.