ABERTA EXPOSIÇÃO SOBRE GRACILIANO RAMOS NA BIBLIOTECA MUNICIPAL

O presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, escritor Hélio Pólvora, abriu oficialmente na manhã de hoje (20), a exposição “Graciliano Ramos: 50 anos de seu falecimento” que ficará aberta à visitação pública durante uma semana na Biblioteca Pública Adonias Filho, na praça Castro Alves, avenida Soares Lopes. A abertura da exposição foi prestigiada por alunos de escolas públicas e privadas, além de professores, imprensa e convidados.

A exposição, instalada em duas salas térreas da biblioteca, faz uma recomposição da biografia do escritor através de livros, fotografias e documentos diversos, que formam um panorama do que representou Graciliano Ramos na literatura brasileira. Para Hélio Pólvora, o escritor alagoano é o único que consegue a unanimidade da crítica favorável, embora a sua produção literária seja menor em relação a outros grandes nomes, como Machado de Assis.

Na oportunidade, Pólvora ressaltou aos estudantes a importância de se conhecer a obra de Graciliano Ramos, assim como a sua biografia que serve de exemplo para todas as gerações, não só na área literária como também pela sua firme personalidade. Embora o primeiro livro “Caetés” seja o responsável pelo seu lançamento no mundo literário, a principal obra de Graciliano foi “Vidas Secas”, filmado por Nelson Pereira dos Santos, e também considerado uma das obras-primas do cinema nacional.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *