Ao participar em Brasília, juntamente com prefeitos de vários municípios do país, de um movimento suprapartidário VI Marcha dos Prefeitos , o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro defendeu proposta encaminhada ao presidente Luís Inácio Lula da Silva para que o governo federal unifique o valor do Cartão Cidadão para 50 reais, em vez de beneficiar com 15 reais cada criança cadastrada. Com isso, o prefeito acredita que haverá uma melhor distribuição de benefícios e também de justiça social, atendendo todas as famílias carentes, independente do número de filhos de possuam.
Sobre a importância da distribuição do Cartão Cidadão à população carente de Ilhéus, o prefeito Jabes Ribeiro afirmou na manhã de ontem (18), durante a entrega de mais 5.800 cartões, no ginásio de esportes Herval Soledade, que o apoio às famílias carentes é um permanente compromisso nosso com os ilheenses, sobretudo com aqueles que precisam do apoio e da nossa ajuda, que mora nos altos e na zona rural. Segundo ele, o governo de Ilhéus tem se esforçado ao máximo no sentido de ampliar o número de pessoas participando dos programas sociais, destacando, na oportunidade, que a entrega dos cartões é uma conquista, porque isso valoriza o cidadão na medida, ele recebe o Bolsa-Escola, Bolsa-Alimentação e Auxílio-Gás. O encerramento acontece durante três dias, de 18 a 20 deste mês.
Para o secretário de Assistência Social, John Ribeiro, com o dinheiro que as famílias recebem do Cartão Cidadão, mensalmente o volume de recursos movimentado no comércio de Ilhéus chega ao patamar de 450 mil reais, podendo até o final do ano chegar ao total de 500 mil reais. Atualmente, cerca de 40 mil crianças carentes estão sendo beneficiadas com esses programas que valorizam a cidadania. É bom lembrar que as famílias que ainda não foram comunicadas sobre o recebimento do cartão, elas não precisam se preocupar, pois o governo federal vai continuar enviando novos lotes para ser entregues.