A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria de Infra-Estrutura, deu início a um novo mutirão na rede municipal de ensino, beneficiando basicamente as escolas localizadas na zona rural do município com o Programa de Adequação de Prédios Escolares (PAPE), numa parceria que envolve o Ministério da Educação (Fundescola) , Governo do Estado e Banco Mundial. Ao todo, o projeto engloba 39 escolas num total de 125 salas de aula que estão passando pelo processo de adequação voltado a oferecer melhores condições de conforto aos alunos e professores, refletindo-se num melhor rendimento de aprendizagem.
Explica a secretária de Educação, Dinalva Melo, que dentro dos objetivos do PAPE estão incluídos a troca de pisos e forro, como também a implantação de ventiladores e a instalação de novos quadros, mesas e estantes, adequando totalmente essas salas de aula às exigências do ensino, diz. Atualmente, as escolas beneficiadas estão recebendo as melhorias em seu aspecto físico, com as reformas estruturais, dentro de um cronograma que não interfira no calendário escolar em curso.
Estão sendo beneficiadas com o PAPE a Escola Municipal de Aritaguá II (6 salas), de Sambaituba (15 salas), Olivença (6), Castelo Novo (8), Banco do Pedro (5), Couto (5), Santo Antônio (8), Banco Central (7), Japu I (11), Japu II (3), Inema (5), Primavera (6), Aritaguá II (2), Banco da Vitória (3), Vila Cachoeira (2), Herval Soledade (6), Cáritas Diocesanas (2), e Paulo Freire (2), entre outras.