Mentiras que gostaríamos que fossem verdade

Dia 1º de abril é conhecido como o dia da mentira, em comemoração relacionamos algumas que gostaríamos que fossem verdade:

Bush e Saddam se casam nas Ilhas Gregas em cerimônia realizada por Bin Laden, tendo como damas de honra Pinoche e Fidel Castro, indo todos passar a lua de féu na Coréia do Norte.
A arbitragem no Campeonato Brasileiro de Futebol é eleita a mais honesta do mundo.
A gasolina baixa para R$0,50 o litro e consequentemente todos os preços de produtos no mercado interno.
A saúde no Brasil é referencial em Cuba.
O Programa Fome Zero é extinto por não ter porque existir.
O Brasil erradica o analfabetismo e a pobreza
Baianos podem comprar carros mais baratos com a instalação da Ford no Estado.
Ilheenses tem direito à democratização da informática com a instalação e consolidação do Pólo na cidade.

Roberto Carlos faz turnê pelo país em prol da campanha de solidariedade aos idosos.
Acaba no país os esquemas montados por atravessadores.
As empresas de telefonia são obrigadas pelo governo federal a prestarem bons serviços, com preços justos e tabelados, sob pena de perderem a licença de atuarem no setor.
Brasil aprova Lei que proibe permanentemente o manejo, desmatamento, queimada, caça ou pesca, em qualquer área de Mata Atlântica no território nacional.
Os índios brasileiros recebem terras demarcadas e ajuda financeira e social em prol da manutenção de sua cultura e perpetuação de sua espécie.
Brasil e países do terceiro mundo são anistiados do pagamento da dívida externa ao FMI.
Todos os países do mundo comprometem-se em um desarmamento total, vindo a investir esses recursos em educação, saúde, cultura, entretenimento, moradia e emprego.
A estrada Ilhéus-Buerarema está sendo inaugurada hoje, o asfaltamento mais bem feito da história do município, interligando a cidade a zona rural suldoeste e principalmente a BR 101.
Lagoa Encantada recebe aparelhamento turístico, cursos de eco-turismo para sua população, e o asfaltamento dos 9 Km que a separa da BA 001.
A Central de Abastecimento de Ilhéus é totalmente reformada e agora pode acolher seres humanos e colocar produtos alimentícios à venda para a população.
Em Ilhéus nenhuma praia recebe dejetos de esgotamento sanitário, já que foi inaugurado o emisário submarino “Guerrinha”.
A Av. Soares Lopes não é mais a principal avenida da cidade, com a inauguração da Av. Jorge Amado em sua frente.
Ilhéus inaugura a Ponte “Badarós e Castros”, interligando como segunda via o centro da cidade e o bairro do Pontal.
A cidade de Ilhéus ganha prêmio internacional na Suíça por ser considerada a mais limpa, bem pavimentada, instrutiva e segura do Brasil, em pesquisa realizada com turistas de todo o mundo em diversos aeroportos .
A Maria Fumaça, trem de ferro que transportou por anos as riquezas dos frutos de ouro na primeira metade do século XX, transformando Ilhéus no epicentro da região cacaueira, ainda foi de fundamental importâcia na construção do Porto Internacional de Ilhéus, volta à população depois de reforma total, preservando o nosso patrimônio histórico e cultural. O trem foi locado na praça Cairú.
Ilhéus inaugura a sua usina de reciclagem de lixo, absorvendo toda a produção diária da cidade, gerando emprego, mantendo o seu singular ecossistema imune, e ainda ganhando dinheiro para investir em outras prioridades que o povo tanto clama.
Acaba o cartel de preços de combustíveis automotivos e gás de cozinha em Ilhéus.
É inaugurada a Vila Olímpica de Ilhéus.

As notícias só acontecem se os interessados lutam, trabalham e as transformam em realidade.

BIBLIOTECA PÚBLICA ADONIAS FILHO PROGRAMA NOVOS FILMES ESTA SEMANA

A direção da Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho programou para esta semana mais uma rodada de filmes, censura livre e com proibição entre 12 e 14 anos. Em parceria com Ilhéus Vídeo Locadora, serão exibidos quatro filmes amanhã (01) e na quinta-feira (03), com entrada franca. Para amanhã vão ser mostrados Goya, com censura até 14 anos às 9h, às 10h40min, às 14 e às 15h40min e Cinderela II, com censura livre, às 10h45min, 11h55min, 15h45min e às 16h45min.

Conforme informação da bibliotecária Regina Figueira, que coordena a parte de eventos, na quinta-feira voltam ser exibidos os seguintes filmes: Do jeito que as mulheres gostam, com censura até 12 anos, às 9, às 11h6min, às 14 e às 16h6min; e Neve pra cachorro, com censura livre, às 16h40min e às 17h40min. A biblioteca, que funciona em horário comercial, tem no momento um acervo formado por 28 mil títulos, recebe uma freqüência diária entre 150 a 180 pessoas, enquanto na parte reservada para exibição de filmes por turno recebe entre 30 a 40 espectadores.

IGUAPE E BANCO CENTRAL RECEBEM O PROGRAMA PREFEITURA CIDADÃ

O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, implantou oficialmente neste último final de semana, mais dois programas Prefeitura Cidadã, beneficiando desta vez o bairro do Iguape e o distrito de Banco Central. Durante reunião realizada no Iguape, na sexta-feira (28), o prefeito garantiu que a principal reivindicação daquela comunidade a reforma do colégio estadual será atendida durante o mês de abril, com o início das obras, e no dia seguinte, sábado (29), ele se comprometeu com a população de Banco Central em implantar o serviço de abastecimento de água para o distrito.

O Programa Prefeitura Cidadã foi lançado no Iguape, contando com a presença da vice-prefeita Ângela Sousa, secretários municipais e representantes da Embasa, Coelba, Direc, II BPM e Caixa Econômica Federal (CEF), além do presidente da Câmara Municipal, Zerinaldo Sena, e dos vereadores Elício de Sá e Gilmar Sodré. Inicialmente, o prefeito Jabes Ribeiro apresentou um diagnóstico do bairro quantidade de estabelecimentos comerciais, escolas, etc -, e em seguida, mostrou o resultado de uma pesquisa onde aquela comunidade apontou suas principais reivindicações, a exemplo de implantação de esgotamento sanitário, pavimentação de ruas e construção de quadras esportivas, entre outras.
Na continuidade, foram criadas comissões, onde secretários afins, representantes de órgãos públicos e membros da comunidade, após encontro reservado, fecharam o pacote de reivindicações para que sejam desenvolvidos a partir desta semana. Como a maioria dos serviços são para médio e longo prazo, o prefeito convocou os presentes a participar nos próximos dias 12 e 13 de abril, de um grande mutirão, com o intuito de fazer uma faxina geral em todo o bairro, com capinagem, roçagem, troca de lâmpadas, retirada de entulhos e pintura de meios-fios, enquanto são discutidas e analisadas as obras que irão beneficiar aquele bairro.
Com relação a reforma do colégio estadual, o prefeito afirmou que o Governo do Estado já realizou licitação pública, e a seu pedido, as obras terão início ainda neste mês de abril. Segundo ele, a reivindicação de estudantes e de pais de alunos é justa, e mesmos sendo um serviço restrito ao Estado, procurou intervir no sentido de agilizar a reforma, tendo o governador Paulo Souto se sensibilizado com o pleito e determinado a rápida solução para o caso. Hoje destacou -, estamos iniciando o Prefeitura Cidadã, mas isso não significa que os serviços serão realizados somente durante este mês. Tudo que for discutido ficará dentro das prioridades, pois como todos sabem, a Prefeitura não tem recursos para fazer tudo de uma vez.
BANCO CENTRAL – Distante 80 quilômetros da sede do município, o distrito de Banco Central recebeu a mesma comitiva na manhã do sábado (29), contando também com a participação do vereador. A implantação do Programa Prefeitura Cidadã seguiu a mesma sistemática do Iguape, tendo aquela comunidade apontado como prioritários a melhoria no serviço de segurança pública e da estrada, além da implantação do abastecimento de água. Presente ao encontro, o comandante do II BPM, coronel Augusto Salgado, garantiu que, já a partir desta segunda-feira (31), o distrito contará com mais dois policiais efetivos, somando-se aos dois que alí desenvolvem o trabalho de segurança.
Também presente no lançamento do programa, o gerente da Embasa, José Lavigne disse que uma equipe técnica irá elaborar projeto de construção de barragem numa fonte de captação, com flutuador, enviando a água para uma estação de tratamento já existente naquele local. Daí, será realizada a distribuição para as residências e estabelecimentos comerciais. Esse trabalho, será feito numa parceria entre a Embasa e Prefeitura.
De acordo com o coordenador de Ações Regionais, Henrique Almeida, o mutirão de limpeza geral em Banco Central acontecerá do dia 9 ao dia 13, e se estenderá para as áreas mais distantes do centro daquele distrito. Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, após a conclusão dos serviços naquela localidade, o Prefeitura Cidadã voltará a ser implantado em novos distritos e povoados, pois conhecemos todos os problemas dessas localidades e também tudo o que pode ser feito para beneficiar essas comunidades.

ILHÉUS TERÁ CASA DE ACOLHIMENTO DO MENOR INFRATOR ESTE ANO

Uma Casa de Acolhimento do Menor Infrator será construída em Ilhéus, no bairro de Banco da Vitória, Rodovia BR-415, numa área de 5 hectares que está sendo desapropriada pela Prefeitura. Na última sexta-feira (28), acompanhado pelo prefeito Jabes Ribeiro, o secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Eduardo Santos, conheceu o local, apresentando o projeto que alí será implantado para atender os menores infratores da região Sul do Estado, com internamento, estudo, oficinas profissionalizantes e lazer. De acordo com o secretário serão investidos sete milhões de reais na construção da Casa de Acolhimento, cujas obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano.

Além deste projeto, que já está firmado junto à Prefeitura, o secretário adiantou que também pretende investir na construção de quadras esportivas no município. Nesse sentido, ele conheceu áreas que o município colocou a sua disposição nos bairros do Teotônio Vilela e na avenida Princesa Isabel (rua Santa Inês). Também visitou a praça das Mangueiras, no bairro Nelson Costa, onde a Prefeitura inaugurou recentemente obras de urbanização total, com a implantação de quadra esportiva, rampa de skate e parque infantil.
Nesta sua visita a Ilhéus, Eduardo Santos ainda esteve na sede onde é desenvolvido o Projeto Sentinela, voltado para atender menores vítimas de violência física e sexual, no bairro Cidade Nova, e também conheceu um dos núcleos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), em Vila Cachoeira, que é coordenado pela Secretaria de Assistência Social e funciona com o apoio do Governo do Estado. Para o prefeito Jabes Ribeiro, a vinda do secretário reforça nossos compromissos de continuar lutando pelo social, e estamos muito satisfeitos em contar com um ilheense na Secretaria do Trabalho, um homem de visão e sensibilidade política para entender os problemas regionais.
Nesta sua primeira visita ao município de Ilhéus, Eduardo Santos esteve acompanhado ainda pelos secretários de Planejamento, Antônio Vieira; de Assistência Social, John Ribeiro; de Infra-Estrutura, Isaac Albagli, e pelo presidente da Câmara Municipal, Zerinaldo Sena e o vereador Waldineck Dantas. No sábado (29), o secretário fez questão de ir pessoalmente ao distrito de Rio do Engenho para visitar a igreja de Santana, que ele pretende colaborar para a sua reforma, um dos principais patrimônios históricos do município , Bahia e do Brasil.

SECRETÁRIO DE ESTADO QUER REVITALIZAR CSU DE ILHÉUS

Conhecer de perto os reais problemas que o Centro Social Urbano (CSU) vem enfrentando no momento e a partir daí, envidar esforços no sentido de alocar recursos a curto prazo para o seu pleno funcionamento, e também ampliar a parceria com a prefeitura no que diz respeito a projetos na área social. Este foi um dos principais pontos da visita a Ilhéus do secretário estadual do Trabalho e Ação Social, Eduardo Santos. Acompanhado do prefeito Jabes Ribeiro e do secretário de Assistência Social, John Ribeiro, ele esteve reunido com o gerente e a coordenadora pedagógica, Manoel Renato de Souza e Teresa dos Santos Reis, respectivamente, na sede da entidade, onde afirmou estar disposto a empreender esforços no sentido de incrementar as ações alí desenvolvidas.

Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, a gerência do Centro Social Urbano fará um relatório com a exposição de motivos contendo todas as reivindicações que o espaço necessita para funcionar plenamente. Independente da ajuda do Governo do Estado, a prefeitura contribui nas áreas da saúde e da educação. É um esforço muito grande que todos estamos fazendo para melhorar o trabalho tão importante que é feito com as crianças e adolescentes no CSU, afirmou. Depois de visitar toda sua estrutura, a comitiva se deslocou para o prédio onde funciona a biblioteca municipal antigas instalações do Grupo Escolar General Osório, onde o secretário estudou na adolescência , o Largo Cultural, Teatro Municipal, Casa de Cultura Jorge Amado, Maramata e Câmara de Vereadores. No sábado, o secretário decidiu a visitar o povoado de Santana, onde está situada a segunda mais antiga igreja do Brasil, tombado pelo patrimônio histórico. Ela foi construída em 1537, pelo então governador Men de Sá.
QUEM É ? Filho autêntico de Ilhéus, o secretário Eduardo Santos morou no bairro do Pontal, criado nas imediações do Morro de Pernambuco, até os 20 anos de idade. Atuou no Colo-Colo apelidado de Esquerdinha um dos melhores jogadores de meio-campo, considerado goleador na época. Transferido para a capital, porque trabalhava num banco, decidiu por vontade própria aprimorar seus conhecimentos, principalmente sobre estrutura bancária, tendo sido promovido para o cargo de assistente de direção da mesma instituição.

Como manter seu cérebro sempre ativo

Se você acha que neuróbica é uma “mistura de neurônio com aeróbica”, chegou muito
perto da resposta certa!

Neuróbica é uma série de exercícios simples usando os cinco sentidos para ajudar a
fortalecer e ativar o cérebro baseando-se nas últimas pesquisas da neurociência.

Cada coisa que vemos, gosto que sentimos, som que ouvimos e assim por diante, é
gravada no cérebro em áreas específicas, e elas estão em constante comunicação.

Por exemplo: é muito comum lembrarmos de uma pessoa quando sentimos o perfume que
ela costumava usar, ou o cheiro de um bolo quentinho pode trazer à tona cenas da
infância que nem lembrávamos mais. Isso significa que as regiões responsáveis pelo
olfato e pela visão estão interagindo.

Tiramos do livro Mantenha o Seu Cérebro Vivo alguns trechos em forma de perguntas e
respostas para você aprender o que fazer para que seu cérebro não fique fora de
forma.

1) Por que sempre esquecemos os nomes dos outros?

A memória está ligada às várias áreas do cérebro responsáveis por sentidos
determinados. Quanto mais rica e forte for a rede de associações ou representações
que você instalou em seu cérebro, mais ele fica protegido contra a perda de uma
representação específica.

Quando você conhece uma pessoa, seu cérebro liga um nome a algumas informações
sensoriais, como a aparência visual dela. Quando o cérebro é mais jovem, essas
poucas associações são bastante fortes para que no próximo encontro você lembre o
nome dela. Quanto mais velho você fica, porém, vai conhecendo mais pessoas, o que
deixa menos características visuais específicas disponíveis para representar cada
nova pessoa. Por isso, as ligações associativas entre características visuais e
nomes são mais frágeis.

Imagine fechar os olhos quando conhece alguém. As outras informações sensoriais,
além da visão, tormam-se muito mais importantes como base para formar as associações
necessárias à recordação do nome: a sensação da mão da pessoa, seu cheiro, sua voz.
Agora você não ligou o nome de alguém a uma ou duas associações, mas a pelo menos
quatro. Mas nunca fazemos isso.

2) É verdade que perdemos capacidade cerebral quando envelhecemos?

Há muitos mitos sobre o envelhecimento do cérebro, mas os neurocientistas estão
lutando para provar que ele não tem que envelhecer necessariamente junto conosco.
Tudo depende da maneira como o usamos.

Outro mito diz que o declínio mental que a maioria das pessoas experimenta é
resultado da morte constante das células nervosas. A verdade é que há uma redução do
número e complexidade das dendrites, que são os prolongamentos das células nervosas
que recebem e processam informações de outras células nervosas, formando a base da
memória. Mais uma vez, se estimulado, o cérebro é capaz de manter a rede de
comunicação entre as células nervosas tão forte e eficiente como na juventude.

3) As interações sociais têm alguma influência na nossa capacidade cerebral?

Está provado, através de inúmeros estudos, que a capacidade da pessoa de lembrar
alguma coisa depende em grande parte do contexto emocional. Temos mais probabilidade
de arquivar uma informação na memória de longo prazo se essa informação possui um
significado emocional de maior peso. É por isso que as emoções agradáveis, através
das interações sociais, constituem uma estratégia fundamental na neuróbica.

Como as situações sociais são em geral imprevisíveis, há mais possibilidade de
resultarem em atividades fora da rotina. Quando as situações sociais diminuem, o
desempenho mental declina. E quando ficamos mais velhos, nossos círculos sociais
tendem a encolher, levando o cérebro a diminuir sua atividade.

4) Se diariamente nos defrontamos com situações novas, o que faz com que apenas
algumas atividades sejam neuróbicas?

Embora o cérebro seja bombardeado de novos estímulos, nem todos eles são fortes o
suficiente para ativar novas áreas. Por exemplo: se você escreve sempre a caneta e
um dia resolve escrever tudo a lápis, quebrou sua rotina e está fazendo algo
diferente. Mas uma mudança tão pequena não acarretaria uma nova e importante
associação sensorial. Não seria suficiente para engajar os circuitos exigidos e dar
ao cérebro um exercício realmente eficaz.

Compare isso com a decisão de escrever com a outra mão. Se você é destro, controlar
uma caneta é normalmente responsabilidade do lado esquerdo do seu cérebro. Quando
você se empenha em escrever como um canhoto, a vasta rede de conexões, circuitos e
áreas do cérebro envolvida em escrever com a mão esquerda – quase nunca usada – é
agora ativada, no lado direito do cérebro. Subitamente, ele é confrontado com uma
nova tarefa absorvente, desafiadora e potencialmente frustrante.

A interação dessas áreas cria uma rede nervosa que auxilia a memória e torna o
cérebro mais “disposto” para receber novas informações. Os cinco sentidos são
utilizados a todo momento, mas existem algumas atividades em que alguns deles são
mais importantes. Sempre que deixamos de usar um sentido para realizar tarefas onde
ele normalmente é empregado, os outros sentidos tentam substituí-lo, mais uma vez
estimulando o cérebro.

Em resumo, para uma atividade ser considerada neuróbica, deve ter um ou mais dos
seguintes elementos: envolver um ou mais sentidos num novo contexto (como vestir-se
de olhos fechados); concentrar sua atenção (como virar as foto da sua mesa de cabeça
para baixo) e transformar uma atividade rotineira em algo inesperado e não-trivial
(como escolher um caminho diferente para chegar ao trabalho).

Autor: Lawrence C. Katz, Ph.D. e Manning Rubin
Editora Sextante
160 Páginas
Preço R$ 19,00

GANDHI, JOÃO 23, GORBACHEV e GEORGE W. BUSH

(e-mail para João Ubaldo Ribeiro. De divulgação liberada)

Estranho, associar o inefável George W. Bush com os outros três
personagens? A primeira suposição do amigo certamente seria de que o que
se busca é um forte efeito de contraste entre este último e os demais,
não é? Pois não é o que pretendo. Na minha visão perscrutadora das
recônditas intimidades da história, o que descobri é uma notável
semelhança entre as atuações dos quatro, na configuração do mundo atual e
futuro. Semelhança entre W. Bush e Gandhi? Sim, senhor, é o que pretendo
mostrar na minha avaliação insólita. O mesmo vejo entre Bush e o papa
gordinho, João 23, e também entre o dito senhor e o sempre festejado
Mikhail.

Será que antes de prosseguir nesta leitura, o querido amigo, laureado em
ciência política e tantas outras louçanias que lhe adornam a invejável
cultura, poderia buscar onde se encontra a semelhança que este analista
amador encontrou entre tão díspares fazedores da história? Não é tão
difícil de achar a característica que os une e unirá na avaliação das
futuras gerações – evidentemente admitida a hipótese de que ainda venham
a existir futuras gerações – em nossa fase terminal e pré-baratal.
Para não espichar demais estas considerações, que poderiam resultar em
mais um dos ensaios impopulares que venho perpetrando ultimamente – este,
sim, decididamente impublicável, não por obscenidade, mas por ser
demasiado perturbador – quero fazer uma rápida e sintética avaliação das
missões históricas de cada um dos citados personagens.
Por ordem cronológica, vejamos o caso de Gandhi, o “faquir magrelo e nu”
que tanto exasperava o gordão do charuto que assumiu ser o defensor
máximo do falecido Império Britânico. Qual foi, em síntese, a missão
maior do faquir? Todo mundo diria que foi libertar a Índia. Mas eu digo
que não foi. Evidentemente ele libertou a Índia, valendo-se de recursos
inéditos em tática e estratégia política que trouxeram ao mundo uma visão
insólita de como manobrar o carro da história. Tudo bem. Foi isso mesmo.
Contudo, a missão de maior alcance da atuação de Gandhi não foi a
libertação da Índia, que teve um efeito apenas local, por maior e mais
importante que seja a Índia, por suas dimensões, cultura e enorme
população. Na minha interpretação, a obra maior do faquir foi minar e
iniciar a derrocada do maior poder internacional de então, o dito Império
Britânico, que nunca mais foi o mesmo depois que perdeu a Índia e, a
partir de então, escorregou ladeira abaixo até se tornar a merda que é
hoje, mero estado americano em terras da Europa, dirigido por um
subserviente bestalhão menos perspicaz do que um poodle.
E João 23? qual foi a missão histórica que ele cumpriu, no seu inovador
papado? Renovar a Igreja Católica com o Concílio Vaticano II, diriam os
mais apressadinhos… Fazê-la ver o papel social que ela deveria ter em
defesa dos oprimidos e deserdados deste mundo cruel, dando chance para
surgirem Bettos e Boffs, que só não chegaram ao papado porque outros,
apavorados, não deixaram. Mais uma vez, interfiro para dizer que essa
tarefa de tão longo alcance não foi a verdadeira missão do dito 23. O
que ele fez, cumprindo inconscientes determinações superiores – e bota
superiores nisso! – foi liquidar com o poder e a influência da Igreja no
mundo, espantando os seus “fiéis” com extraordinária eficiência, quando
tirou dos rituais o místico e o mágico, de que o povão não pode
prescindir. Ao fazer os padres se vestirem de yuppies, darem as costas
para o Cristo e se voltarem demagogicamente para a platéia, na missa,
falando não mais o misterioso latim, e sim o vernáculo que todos podiam
compreender – e com isso ver as besteiras que diziam – acabou-se o
mistério, fodeu-se a liturgia e a Igreja entrou em parafuso, estando
hoje no estado terminal de que o João Paulo II, coitado, é a própria
imagem: de estar permanentemente in articulo mortis.
E o gordo Mikhail? A esta altura fica bem fácil inferir qual foi a
missão histórica que tão brilhantemente cumpriu: afundar o Encouraçado
Potemkin, inoculando-lhe os vírus da democracia – este um tanto fictício
– e da verdade, este sim, mortal. Um império construído em cima de
mentiras, violência, opressão e trabalho escravo não poderia jamais
sobreviver na luz perturbadora da verdade, ainda que esta fosse apenas
parcial. E as bandeiras da perestróika e da democracia – falsa, é claro,
mas eficiente para o secreto fim a que se destinava – foram minando
irreversivelmente mais este poder mundial, numa época – a nossa – em que
poderes mundiais têm que ir para os enormes aterros sanitários do lixo
histórico que a humanidade tem copiosamente produzido.
Assim como os
outros, Gorbachev pensava que estava fazendo uma coisa, quando,
efetivamente fazia outra, de alcance muito maior. É a história do
Caçador de Esmeraldas que se repete: Fernão Dias pensava que estava
procurando esmeraldas, mas na verdade estava era plantando cidades no
interior do Brasil, levando “civilização” e povoamento de brancos para
as terras dos índios.
Pronto. Agora está evidente o que o caubói vai fazer, não é? A diferença
dos outros três é que enquanto nos casos anteriores os processos por
eles deflagrados levaram muito tempo para se concluir – e, na verdade
ainda estão inconclusos e nos seus derradeiros estertores – a queda do
Império Americano pode ser tão rápida, chocante e surpreendente quanto a
queda das torres do WTC. O dólar mal se aguenta nas suas pernas de
ficção e é sua desmoralização que vai selar a debacle .Esse Bush, mais
um benemérito da história, como vemos, vai separar os Estados Unidos do
resto do mundo, os governos das populações, e o povo do seu país vai-se
estilhaçar em lutas e barricadas nas ruas como nunca se sonhou que
pudesse acontecer lá, na terra deles, enquanto os marines morrem aos
magotes assados no deserto escaldante. E, provavelmente, num caso sem
precedentes tão conspícuos, vamos assistir a um mundo que se liquida not
in a whimper, but with a bang. Portanto, daqui segue minha palavra de
estímulo: prossiga, Bush, prossiga: o avanço da história para patamares
e paradigmas realmente novos precisa de você. Do mesmo modo que precisou
de Gandhi, João 23 e Gorbachev, seus precursores.

O Marquês

CASA DOS ARTISTAS MANTÉM PROGRAMAÇÃO CULTURAL ATÉ ABRIL

Uma programação eclética contendo espetáculos de diversas origens está em cartaz desde o último dia 14, na Casa dos Artistas, espaço cultural que funciona no calçadão da rua Jorge Amado, 39, centro histórico. Na grade da programação, que conta com o apoio da Prefeitura e Fundação Cultural de Ilhéus, o público poderá dispor de espetáculos teatrais nos estilos comédia e drama, recital de piano com músicas eruditas, leituras dramáticas, shows de música popular e exposição de trabalhos de artes plásticas. As apresentações estendem-se até 29 de abril e inclui peça do teatro infantil. O objetivo é não deixar nenhum público de fora dos espetáculos e criar identidade cultural com as diversas naturezas dos espetáculos.

A programação é realizada para dar continuidade ao festival de verão promovido pela Casa dos Artistas durante a alta temporada. Às segundas-feiras o espaço abre-se para as leituras dramáticas dos textos “Os fuzis de senhora Carrara”, nos dias 24 e 31 de março, e “Quinze anos depois”, em 21 e 28 de abril, de Bertold Brecht e Bráulio Tavares, respectivamente. As atividades começarão às 18h30min e o interessado poderá retirar os convites com até uma hora de antecedência. Também nas segundas-feiras acontecem os recitais de piano com Solange Skromov, previstos para 7 e 14 de abril. A exposição individual do artista plástico Catari Borges começa no dia 4 de abril.
Às terças-feiras na Casa dos Artistas voltam-se para as apresentações de “artistas da terra”. Três deles já se apresentaram. Faltam Cléo, que faz show no dia 1º de abril; Heraldo Rocha, no dia 8; Fabiano Carilo, dia 25; Edu Neto, 22; e Délio Santiago, 29 de abril. Já nas quartas-feiras, denominada de “Quartas do Humor”, a programação da casa é reservada para o riso. Bruno Susmaga faz seu último espetáculo no dia 29 de abril. Na quinta-feira 24 de abril, o público ainda poderá conferir a comédia “Saia de pobreza”, com texto de Jotacê Freitas, incluindo momentos literários de Millôr Fernandes, Carlos Drummond de Andrade, Sérgio Augusto, Ziraldo, Eugênio Talma e Judith Grossmann. O monólogo cômico é dirigido e interpretado por Eugênio Talma.
Nas quintas-feiras, a peça dramática “Memórias de uma prostituta”, espetáculo da Companhia Baiana de Teatro, será encenado amanhã, 27, e na quarta-feira 3 de abril. “Pega pá capa”, montagem bem humorada de dois textos baseados na literatura de Cordel “O homem que pintou a parede e a mulher chupou”, de Franklin Costa e o “Fiscal e a fateira”, de Équio Reis, acontece nas sextas-feiras, 28 de março e 4, 11 e 25 de abril. Aos sábados, o público infantil poderá conferir a peça “Um tupinambá e o manto sagrado”, com texto de Romualdo Lisboa e direção de Tânia Barbosa. Este fica em cartaz nos dias 29 de março, 12, 19 e 26 de abril. “Sganarello – O corno imaginário”, de Molière será apresentado nos sábados 29 de março, 12, 19 e 26 abril, no Teatro de Bolso Pedro Mattos da Casa dos Artistas. Todos os demais espetáculos teatrais e de musicais são apresentados no mesmo espaço da casa.

‘ARTEPALAVRA -CONVERSAS NO VELHO MUNDO’ SERÁ LANÇADO EM ILHÉUS

Depois do lançamento de ArtePalavra – Conversas no Velho Mundo no Rio Grande do Norte, o livro do escritor e jornalista grapiúna Antônio Júnior será apresentado ao público baiano em três lançamentos nos próximos dias. O primeiro deles, em Ilhéus, acontecerá dia 31 de marçol, segunda, às 18 horas, na Casa Jorge Amado (rua Jorge Amado, s/n), com apoio da Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) e apresentação do acadêmico e prefeito de Ilhéus Jabes Ribeiro. Logo a seguir, na quarta, dia 2 de abril, será a vez do lançamento no Centro de Cultura Adonias filho, em Itabuna, e dia 9 de abril, em Salvador, na Salada Arte-Baiano.

A publicação da A S Editores, do Rio Grande do Su, é resultado do trabalho de Antônio Júnior, durante 8 anos, como correspondente cultural em vários países europeus. São 66 entrevistas com celebridades internacionais, de Nicole Kidman – Oscar de melhor atriz deste ano – ao Nobel de Literatura José Saramago, já publicadas nos jornais A Tarde, folha de São Paulo, Diário de Notícias (Portugal, além das revistas Simples (São Paulo) e V Ludo (Portugal) e alguns sites. O prefácio do livro é assinado pela antropóloga e professora da universidade Federal do Rio Grande do norte (UFRN), Maria da Conceição de Almeida, e a orelha escrita pelo professor da Academia Norte-rio-grandense de Letras Diógenes da Cunha Lima.
Antônio Júnior é autor de Ficar Aqui Sem Ser Ouvido por Ninguém (1998), entre outros livros, e vive atualmente no Rio Grande do Norte, onde trabalha na Fundação José Augusto, órgão cultural do Estado, e prepara para o final de abril a estréia do seu programa de variedades Vida, na Tv Natal, Canal 10.

NAU-UESC ENCENARÁ ESPETÁCULO EM BENEFÍCO DA APAE-ILHÉUS

O Núcleo de Arte da Universidade Estadual de Santa Cruz (Nau), que encenou pela primeira vez a peça “Terras do sem fim”, ontem (27), no auditório Paulo Souto, campus da instituição, apresenta o espetáculo no Teatro Municipal de Ilhéus em benefício da Associação de Pais e Amigos de Excepcionais (Apae). A peça, uma criação coletiva do grupo de teatro do Nau, ficará em cartaz nos dias 9 e 10 de abril, sempre a partir das 20 horas. Os ingressos poderão ser trocados por alimentos não perecíveis que serão entregues na sede da entidade.

Segundo a fundadora e presidente da Apae, Maria Pinna Leite Carneiro, para que os estudantes da rede pública do município possam assistir a peça a coordenação do espetáculo trocará os ingressos do dia 9 por alimentos em duas escolas. Os espetáculos do dia seguinte (10) estarão na bilheteria do teatro. Ali, os interessados poderão fazer a troca. A Apae passa por mais um momento complexo, necessitando de doações para continuar dando atendimento aos excepcionais assistidos pela instituição beneficente.
A presidente da entidade chama a atenção da comunidade neste momento de dificuldade, uma vez que a instituição necessita de contribuições para continuar prestando serviços aos excepcionais, parte deles de famílias carentes. Ela disse que as instalações da Apae, localizadas no bairro Hernani Sá (Urbis), podem ser visitadas pela população que se interesse pelo atendimento assistencialista desenvolvido pela instituição. Conforme ela, qualquer doação será aceita.

COMITÊ PRODUTIVO DISCUTE PLANO DE AÇÃO DA PECUÁRIA LEITEIRA DE ILHÉUS

Desenvolver um programa que possa aumentar a produção de leite no município de Ilhéus, através da usina de beneficiamento do povoado de Santo Antonio, que opera atualmente com 400 litros por dia, tendo capacidade para atingir 1.200 litros/dia. Este foi um dos principais assuntos discutidos durante reunião realizada com representantes da prefeitura secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico governo do estado Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Car e Secretaria da Agricultura , Sebrae, Ceplac, Uesc e Associação dos Produtores de Leite de Santo Antonio. Ficou decidido que o Comitê volta a se reunir no dia 3 de abril, às 9 horas, no auditório do Sebrae. Na oportunidade, serão discutidas outras ações, a exemplo de aproveitar as áreas desmatadas já existentes nas fazendas, promover melhoria do rebanho no âmbito da genética e manejo de pastagem e do rebanho.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Antonio Zugaib, a finalidade é discutir programas que possam suprir a capacidade ociosa do entorno da região de Santo Antonio, além de realizar uma campanha de conscientização junto aos produtores, nas escolas das redes pública e privada e o consumidor local. A idéia é fazer com que a comunidade amplie o consumo de leite e também realizar treinamento genético, melhoria das pastagens e cursos junto ao produtor e seus empregados.
Segundo o assessor de Apoio ao Desenvolvimento Produtivo de Ilhéus, César Acionni, o município, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, discutiu no último no Fórum Compromisso com Ilhéus, o projeto de melhoria genética, que inclusive, foi elaborado na atual administração, e ele foi incorporado ao projeto do governo do estado. Na verdade, ele veio a somar a proposta de produção leiteira, principalmente na região de Santo Antônio, onde foi implantada uma usina de beneficiamento de leite e derivados, gerando emprego, renda e melhoria da qualidade de vida dos produtores.
Já o gerente técnico da Adab em Ilhéus, veterinário Nilton Montargil, disse que esse programa foi montado em todo o Estado da Bahia, em parceria com a secretaria da estadual da Agricultura e Sebrae, com o intuito de melhorar a produção leiteira baiana. Além disso, está sendo criado comitês nos municípios envolvidos no programa. Para se ter uma idéia, hoje, o plantel em Ilhéus é de 1.500 fêmeas, de gado leiteiro. A produção de leite ao mês chega em média 4 mil litros por dia, e o consumo chega ao patamar de 100 mil litros/dia, sendo sua maioria de vários municípios, ressalta. Diz que hoje o brasileiro gasta em cerveja anualmente 175 reais, em refrigerante, 75 reais, e em leite 35 reais.

PROJETO SENTINELA UNE FORÇAS PARA COMBATER A VIOLÊNCIA

O Conselho Municipal de Enfrentamento à Violência Física e Sexual do Programa Sentinela deu início a um processo para agregar forças no sentido de impedir o aumento de crimes praticados contra crianças e adolescentes de Ilhéus. A equipe, incrementada em parceria com os governos municipal, estadual e federal, discutiu na quarta-feira (26) com membros da rede que se destina ao combate à violência, cujas vítimas são menores de até 18 anos. Na reunião, realizada no auditório da Fundação Cultural de Ilhéus, foram escolhidas as principais propostas para desenvolver as atividades deste ano. A promotora da Infância e da Juventude, Maria Amélia Sampaio Gois e a delegada de Proteção à Mulher, Ângela Regina de Souza Lopes, participaram do encontro, entre outros representantes da rede de enfrentamento contra a violência física e o abuso sexual.

Para a coordenadora do Sentinela, professora Ana Ceres, a principal questão tratada no encontro refere-se à busca da intersetoriedade, o que significa o trabalho em parceria com a comunidade para atingir a resultados satisfatórios. A rede de enfrentamento da violência praticada contra crianças e adolescentes é formada por representantes do Ministério Público, Promotoria da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar, educadores, polícias Civil e Militar, sindicatos dos Portuários e dos Hoteleiros, Diocese de Ilhéus, e a Secretaria de Assistência Social de Ilhéus. Outros órgãos e instituições também fazem parte da rede contra a violência.
Durante o encontro, os dados estatísticos registrados pelo programa sobre a violência praticada contra crianças e adolescentes, foram apresentados aos membros da rede de proteção. O combate à rede de exploração, através de mecanismos como a denúncia e a punição aos agressores, são os grandes desafios do Programa Sentinela. “Nesse sentido, leva-se em conta que os envolvidos na exploração sexual, assim como aqueles que praticam outros crimes de violência contra crianças e adolescentes, oferecem facilidades as vítimas, para continuarem se mantendo na extorsão”.
“Além disso continuou , para conscientizar estudantes e a população sobre a necessidade de impedir que o número de ações criminosas contra crianças e adolescentes cresça no município, o encontro sinalizou para a proposta de promover shows que serão realizados por alunos de escolas públicas, destinados ao público jovem, pais de famílias e demais integrantes da comunidade. A ausência de alguns membros do conselho às ações do Programa Sentinela também foi debatida pelos presentes no encontro. As promoções de debates com enfoque do tema foi outra proposto apontada pelos membros da rede de proteção, para criar barreiras visando impedir o avanço da violência.

Altas Ondas

Entrou um bom swell em Ilhéus e todos os picos estão quebrando grande no dia de hoje, 28 de março. A praia da Av. Soares Lopes, em especial a Catedral está perfeito e rodando, já mais para o out-side, no pico raro de quebrar, a Badusca, na ponta do Morro de Pernambuco, as ondas estão grandes e longas, Olivença está de sonho, os litorais Sul e Norte quebrando sem parar, a maré está cheia ao meio dia. É passar a parafina, conferir o estrepe e cair no mar. Boas ondas e aloha.

Sexta-feira Movimentada

Hoje dia 28 de março, Ilhéus apresenta boas opções para o lazer. Na Barrakitika o cantor Ivan Morais se apresenta às 18h, no SAC acontece o tradicional encontro de músicos na praça de eventos, no Teatro Municipal o humorista Renato Piaba apresenta o show ‘Piaba Folia” às 21h e no Boleros do Mar acontece apartir das 23h a Sexta Mix, com a pagodeira do Swing Legal e o DJ Rogério.

A Guerra chega a WEB

Os boicotes por causa da guerra estão chegando a um nível mais elevado: um dos principais vendedores de equipamentos de informática usados do eBay, a CompAtlanta, já avisou que não honrará as compras feitas por internautas canadenses.

A restrição atinge também alemães, franceses, mexicanos e todas as pessoas que viverem em países que não apóiam a ofensiva dos Estados Unidos contra o Iraque. A mensagem está escrita em letras garrafais, na cor vermelha, no site da empresa.

Em termos práticos, significa que internautas destas e outras nacionalidades que não apóiam a guerra podem dar quantos lances quiserem pelo produto desejado. Podem até vencer o leilão on-line. Mas nunca verão a cara do equipamento – e, lógico, não pagarão por ele também. Será que isto também se aplica a nós brasileiros?
Segundo o jornal Toronto Star, a empresa mandou e-mails também para estes compradores com a mensagem “Se você não está conosco, está contra nós”. Pegou pesado.
O jornal conta que um canadense de Vancouver, na semana passada, venceu o leilão por uma impressora laser. Quando a CompAtlanta viu o domínio .ca em seu e-mail, cancelou toda a transação. O Star procurou o presidente da empresa, Sid Mitchell, para comentar o boicote virtual, mas foi avisado de que o executivo tinha ido ao médico.
Já o eBay, por sua vez, explicou que não pode controlar para quem seus vendedores querem ou não vender seus produtos, e que também não encoraja mensagens políticas.

Para ver a mensagem no site da CompAtlanta, vá e este endereço.
http://www.compatlanta.com/eb.htm

Fonte: Info Exame

Concentração Pela Paz

Sexta, dia 28 de março, acontece a manifestação pública contra a Gerra de invasão do Iraque pelos Estados Unidos da América e aliados. Praça J.J. Seabra, em frente a Câmara Municipal, às 17h. As bandas Charme do Pagode, Consciência Negra, Afro do CEACI, Grupo Só o Amor Constroi e bandas Gospel irão cantar pela paz em Ilhéus e no mundo. Participe e de preferência vista-se de branco.

Associação Ilheense de Surf

Foi eleita e empossada na noite de ontem( 26 de março), na Casa dos Artistas, centro, a nova diretoria e conselho fiscal da Associação Ilheense de Surf, para o biênio 2003/2005. A chapa União e Prosperidade foi aclamada. Composta por Aderino França – Presidente, Bricio Argolo – Vice-Presidente, Ader Oliveira – primeiro secretário, Fábio Nico – segundo secretário, Alcir Pires – Tesoureiro; Conselho Fiscal: Deraldo José Bastos Neto – Presidente, Gabriel Macedo, George Bonfim, Paulo Campos e Wilson Nora. As prioridades para este ano passam pela realização do Circuito Ilhéus 30 anos de Surf, com quatro etapas, homenageando os prepulsores do esporte na cidade e a Pedro Mattos, fundador da AIS, revitalização do Projeto Praia Limpa e conscientização ecologica, o Oscar do Surf, tradicional festa de fim de ano da entidade e a restruturação do orgão.Já foi registrado o endereço eletrônico www.aisurf.org.br, onde estará dentro de um mês mostrando a história do surf em Ilhéus, calendário e resultados de todos os circuitos de surf do Brasil e do mundo, atualidades, fotos, festas, regulamento, rankings, parceiros e tudo o mais que aqueles que amam o surf gostam de saber, ver e participar.

SAÚDE DE ILHÉUS TERÁ REPRESENTANTE EM FÓRUM DE DST/HIV/AIDS EM CUBA

O município de Ilhéus terá representante no II Fórum Internacional de DST/HIV/Aids da América Latina e do Caribe, que acontece no período de 7 a 12 de abril, na cidade de Havana. O evento tem como finalidade continuar desenvolvendo um processo de intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os programas nacionais, as organizações de pessoas vivendo com HIV/Aids, as organizações não-governamentais, as instituições públicas e privadas, assim como promover a integração entre os diversos setores, consolidando o fórum, como âmbito de interlocução das necessidades da região da América Latina e do Caribe. Durante seis dias estarão reunidas delegações de vários países do mundo.

Segundo o secretário Paulo Medauar, a participação de Ilhéus se dará através de apresentação de trabalho oral a ser feito pela enfermeira Tânia Cordeiro, coordenadora municipal do Programa de DST/HIV/Aids. Na oportunidade, a enfermeira fará uma explanação dentro do tema “O grupo gay e As DTSs/Aids: multiplicando a prevenção”, levando a experiência com o trabalho de intervenção com a população homossexual de Ilhéus. O fórum terá como temas centrais as ciências básicas, atenção, prevenção, estudos compartimentais e epidemiológicos, resposta social e políticas públicas, tendo como eixos transversais a questão dos direitos humanos, gênero, vulnerabilidade social, ética e participação.
EM DOIS MESES – Destaca ainda Paulo Medauar que a participação do município de Ilhéus no fórum será através de relato das ações desenvolvidas, “o que representa o reconhecimento do esforço da administração do prefeito Jabes Ribeiro em trabalhar com a prevenção, diagnóstico e assistência das DSTs/HIV/Aids, contribuindo para a redução da magnitude dessa epidemia, que tem dimensões universais”.
Dados coletados recentemente pela coordenação do Programa de DST/HIV/Aids indicam que no município surgiram novos casos de DST/HIV/Aids registrados nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, sendo que 60 por cento são de pessoas do sexo feminino. “Atualmente, uma das grandes preocupações dos serviços de saúde, no que se refere às Doenças Sexualmente Transmissíveis é a incidência crescente de feminilização da Aids, ou seja, a proporção de mulheres soropositivas que no período de 1980/1990 era de 6,5 homens para cada mulher, hoje apresenta um quadro de 2,4 homens para cada mulher, sendo que entre os adolescentes esse número já é nas mulheres”.