E menos de 24 horas o município de Ilhéus se despediu de dois de seus principais líderes religiosos: o ex-bispo Dom Walfredo Bernardo Tepe, e de Pedro Farias de Sousa, o babalorixá Pai Pedro. As mortes desses importantes líderes chocaram a comunidade local e foram lamentadas pelo prefeito Jabes Ribeiro em nome do povo de Ilhéus. O sepultamento de Pai Pedro ocorreu na tarde do dia (14), no Cemitério do Basílio, e Dom Tepe foi sepultado no domingo (16) na Catedral de São Sebastião.
O babalorixá Pai Pedro, 82 anos, foi um dos fundadores do alto do Basílio, onde fundou o Terreiro de Odé em 1942. Ingressou na Prefeitura como contínuo e trabalhou em todos os governos, passando por diversos cargos públicos. Foi oficial de Gabinete no primeiro governo do prefeito Jabes Ribeiro, decidindo se aposentar em 1989 para se dedicar integralmente ao terreiro. Seu orixá de cabeça era Oxossi e realizava festas populares que pela sua grandiosidade foram inseridas no calendário turístico local. No seu dia-a-dia praticava filantropia, ajudando principalmente pessoas carentes que procuram a Mansão de Odé em busca de alimentos ou de orientação espiritual. Ele foi morto às 14h30min do dia (13).
O bispo emérito de Ilhéus, Dom Walfredo Tepe foi o oitavo bispo de Ilhéus, assumindo o cargo no dia 07 de março de 1971. Neste seu longo período à frente da diocese local, se preocupou com a formação dos padres e dos leigos, além de fundar o Instituto de Teologia. A sua passagem por Ilhéus foi marcada por exemplo de serviço, oração e humildade. Ao completar 75 anos apresentou renúncia ao Papa e passou a residir em salvador.
Marcos Corrêa