A Fundação Cultural de Ilhéus acaba de completar, na Biblioteca Pública Municipal Adonias Filho a instalação, para uso da comunidade, do Programa Gesac –Governo Eletrônico, Serviço de Apoio ao Cidadão. É a chamada Internet Comunitária, que permite consultas diretas sobre certidões, impostos, taxas, concursos e outras matérias de interesse público, em parceria com o Governo Federal.
Na Internet Comunitária, o público, incluindo portadores de deficiência locomotora, terá acesso universal à rede mundial de computadores, obtendo do Governo, sediado em Brasília, as informações e serviços que foram de sua conveniência em cada consulta. “São ações de cidadania que o Governo oferece a cem comunidades brasileiras”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Ilhéus, Hélio Pólvora.
Na Biblioteca Pública Adonias Filho, que funciona no antigo prédio General Osório, foram instalados dois computadores com impressora, papel e cartuchos de tinta, mais mobiliário e antena de captação, para atender ao programa. Os equipamentos foram disponibilizados pela Mobilcom, em parceria com a Gilat, vencedora da concorrência no Ministério das Comunicações. Esteve em Ilhéus, trazendo os equipamentos, o técnico Celso Nantes, da Mobilcom.
INTEGRAÇÃO DE COMUNIDADES – Este novo programa comunitário, de caráter permanente, cobrindo todo o território brasileiro, chega gratuitamente a Ilhéus, após negociações do Presidente da Fundaci, escritor Hélio Pólvora, e do seu Gerente Administrativo e Financeiro, Clélio Ribeiro de Macedo, com o Instituto Embratel 21. “As bibliotecas públicas de Ilhéus e Alagoinhas são as primeiras no interior do Estado a receberem até agora a Internet Comunitária e mais a TV Digital ou Banda Larga, que incentivam a integração das comunidades e entidades do setor, no Brasil e no mundo, com o seu programa Portal do Conhecimento”, ressalta Hélio Pólvora.
A Fundaci está empenhada agora em obter mais computadores para apresentar a TV Digital em forma de rede, na Biblioteca Pública. Além da Página do Governo sobre Cidadania, os usuários terão acesso a palestras, entrevistas e cursos gratuitos que compõem a grade de programação dos canais da TV Digital e Internet Comunitária.
Hélio Pólvora