O evento foi válido pela terceira etapa do Circuito Baiano 2002 e rolou em ondas de 0,5 a 1 metro e formação irregular.
O itacareense James Christian, de apenas 16 anos, deu um verdadeiro show. Christian participou de três finais e venceu a Pro/Am, principal categoria do circuito, que distribuiu R$ 5 mil em prêmios.
O garoto fez uma nota 9,0 e em seguida fez 8,60, deixando para trás Patrick Coelho (2o.), Sandro Grossinho (3o.) e Bruno Pitanga (4o.), todos precisando de uma combinação de notas para alcançar a vitória.
“Acho que esse é o dia mais feliz de minha vida. Até agora não estou acreditando no que aconteceu”, declarou o emocionado James Christian, que com a vitória embolsou R$ 1,8 mil.
Outra surpresa da etapa foi o itabunense radicado em Salvador, Leandro Mendes, que chegou até as semifinais do Radical Wave e ficou em sétimo lugar.
Quem também fez bonito foi o atleta Leandro de Souza, o “Léo Macaco”, que venceu três ex-campeões estaduais no segundo round da Pro/Am: Márcio Thola, Erick Petrick e Christiano Spirro.
Armando Daltro, que está de volta à elite do surf mundial, não pôde competir por causa de uma contusão no ombro. Porém, Mandinho não deixou de comparecer à praia de Aleluia para prestigiar os novos talentos do surf baiano.
Ao vencer a categoria Júnior, Heloy Júnior garantiu por antecipação o título de campeão baiano de 2002. Numa final muito disputada, Heloy derrotou seu conterrâneo Léo Herêda (2o.), o ilheense Bruno Galini e James Christian, de Itacaré.
Na Mirim, os primos Galini fizeram dobradinha, com Bruno vencendo, seguido de Flávio, do soteropolitano Leandro Parafina e de James Christian.
Rudá Carvalho, de Olivença, não deu chances a seus adversários na Iniciante. Ele venceu fácil, deixando para trás Tiago Araújo (2o.), Marcos Fernandez (3o.) e Bruno Matheus (4o.).
Entre as mulheres, a vencedora foi a ilheense Aline Chaves, que na final bateu as soteropolitanas Noélia Santos (2o.), Fabiane Ribeiro (3o.) e Amanda Paraíso (4o.).
Finalistas categoria Master. Foto: Gabriel Macedo.
Os “legends” do surf baiano entraram em ação na categoria Master, que teve a vitória de Gabriel Macedo, de Ilhéus, seguido de Paulo Falcon, Alex Júlio e Alcir Pires.
No Longboard, o título ficou com Ewandro Ballalai, que na final derrotou Roberto Rosa (2o.), Flávio Coutinho (3o.) e Fernando Flávio (4o.).
A decisão do circuito acontece entre os dias 13 e 15/12, com o Surfing Series Final Heat, quarta e última etapa do Circuito.
Confira os resultados do Oi Radical Wave Surf Pro:
Pro/Am
1 James Christian
2 Patrick Coelho
3 Sandro Grossinho
4 Bruno Pitanga
Júnior
1 Heloy Júnior
2 Léo Herêda
3 Bruno Galini
4 James Chistian
Mirim
1 Bruno Galini
2 Flávio Galini
3 Leandro Parafina
4 James Christian
Iniciantes
1 Rudá Carvalho
2 Tiago Araújo
3 Marcos Fernandez
4 Bruno Matheus
Master
1 Gabriel Macedo
2 Paulo Falcon
3 Alex Júlio
4 Alcir Pires
Longboard
1 Ewandro Balalai
2 Roberto Rosa
3 Flávio Coutinho
4 Fernando Flávio
Feminino
1 Aline Chaves
2 Noélia Santos
3 Fabiane Ribeiro
4 Amanda Paraíso
Texto: Ader Oliveira, Assessor de Imprensa da FBS.