Reveillon

A cidade de Ilhéus já se encontra em clima de festa, com seu trade hoteleiro beirando os 100%. Uma frente fria estacionou na região cacaueira desde o dia 25 de dezembro e a previsão do INMET é de tempo ruim até a segunda, dia 30 de dezembro. Nem por isso os turistas param de chegar, as praias estão limpas, a água esverdeada e todos os segmentos que abrangem ao atendimento do turismo à postos para o que der e vier. Com uma programação que atende a gregos e troianos, a cidade está preparada para mais uma virada de ano, tendo como carro chefe nas comemorações o Reveillon Popular na Av. Soares Lopes, com show pirotécnico e apresentação de bandas até o amanhecer, no litoral norte e sul além de Olivença. As cabanas de praia, pousadas e hoteis também estão programados para alegrar aos visitantes e nativos. Os locais mais procurados deste ano são: a casa de eventos Boca Du Mar (Pontal) e o Iate Clube de Ilhéus, que irão realizar as festas particulares mais organizadas e luxuosas. Para aqueles que começarem o ano com disposição, os blocos irreverentes, Bada Trio e Pula Corno, se apresentam na Av. Soares Lopes, ao final da primeira tarde de 2003, e se mesmo assim ainda restar gás, a banda de reggae Quizila com certeza o detonará dia 01 de janeiro a noite, com apresentação na praia da Concha, Morro de Pernambuco (Pontal). A todos um fantástico fim de ano, muita paz, alegria e realizações em 2003, em especial para o novo presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva. Que Deus ilumine suas atitudes.

Nascimento de Jesus

O Natal simboliza o nascimento de Jesus Cristo, o ser que deu a própria vida em prol da melhora dos seres humanos como pessoas. Uma pena é essa data ser usada para fins comerciais, para a especulação financeira, para a demagogia, para os que tem muito esnobarem com seus banquetes, enquanto milhões passam fome. Que a luta de Cristo não seja em vão neste natal, que os homens ajudem o próximo, que os corações de pedra amoleçam ao menos nesta data e que todas as pessoas do mundo se unam nunha corrente de paz e amor.

Sábado Sim

O Projeto Sábado Sim, campeão em oportunidade para as novas bandas e talentos de Ilhéus se apresentarem em local privilegiado, Barrakitika, Quarteirão Jorge Amado, apresenta mais uma vez a banda de reggae de maior expressão na cidade, Quizila, e provavelmente quem não chegar cedo vai ficar sem saliva do lado de fora. O ingresso custa simbólicos R$5,00 e a festa alá Jamaica rola às 21:00h, dia 21 de dezembro.

Spirro vence Surfing Series Final Heat

O ex-top do WCT Christiano Spirro foi o vencedor da última etapa do circuito baiano 2002.
Realizado entre os últimos dias 13 e 15/12, o Surfing Series Final Heat, evento válido como a quarta e última do Circuito Baiano de Surf 2002, reuniu 120 atletas na praia de Jaguaribe, em Salvador (BA).

Uma excelente estrutura, contando com área vip, bares e área para os atletas, foi o palco para três dias de competição, em ondas variando entre meio e 1 metro com formação regular.

O soteropolitano Christiano Spirro foi o vencedor da categoria Pro/Am, que distribuiu R$ 3 mil em prêmios. Na final, ele teve muito trabalho para derrotar seus adversários.

O vice-campeão foi o ilheense Dennis Tihara, de 17 anos, um dos maiores expoentes da nova geração do surf baiano. Na terceira colocação ficou Marcelo Alves, também de Ilhéus, seguido de Bruno Pitanga, de Salvador.

Mesmo eliminado na semi-final, o soteropolitano Patrick Coelho, 20 anos, garantiu seu primeiro título profissional. O atleta, que também é conhecido como “Tick Mola”, possui agora o título de todas as categorias do Circuito Baiano.

Ainda recuperando-se de uma contusão no ombro, Armando Daltro, que volta ao WCT em 2003, prestigiou o Surfing Series Final Heat e distribuiu pôsteres autografados para centenas de fãs que o cercaram na praia.

Nas categorias amadoras, as disputas também foram acirradas. Na final Junior, Léo Herêda, de Salvador, bateu os ilheenses Bruno Galini (2o) e Dennis Tihara (3o), com o soteropolitano Carlos Alberto ficando em quarto lugar. Vencedor das três primeiras etapas do Circuito, Heloy Júnior foi eliminado em sua estréia, mas já havia garantido o título da categoria.

Na Mirim, o itacareense James Christian marcou a maior nota (8.65) e a maior média (16.50) para faturar o caneco, deixando para trás os ilheenses Bruno Galini (2o), Flávio Galini (3o) e Rudá Carvalho (4o). Com este resultado, o título estadual Mirim ficou com Bruno Galini.

Rudá Carvalho, de Olivença, foi campeão baiano Iniciante de forma invicta. Ele venceu as três etapas que participou e ratificou a condição de melhor surfista baiano da categoria. Na final do Surfing Series, Rudá não teve trabalho para vencer Thiago Araújo (2o), de Salvador, Inaê Fernandez (3o), de Itaparica, e Rafael Costa (4o), de Salvador.

Entre as mulheres, a vitória foi de Fabiane Ribeiro, de Salvador, que levou a melhor sobre suas conterrâneas Noélia Santos (2a) e Denilza Alcântara (4a), com a ilheense Aline Chaves ficando na terceira posição e garantindo o título da categoria Feminino do Circuito Baiano de Surf 2002.

No Longboard, o soteropolitano Ewandro Ballalai levou a etapa e o título estadual, deixando para trás seus conterrâneos Bernardo Mussi (2o), Ítalo Rosa (3o), de apenas 16 anos, e Deomar Pereira, quarto colocado.

A Master foi a última categoria a ter seu campeão definido. No último minuto de sua bateria nas quartas-de-final, o ilheense Gabriel Macedo sofreu um corte profundo perto do olho esquerdo após se chocar com a sua prancha. Mesmo classificado para a semi, ele teve que abandonar a competição, pois seu olho ficou muito inchado.

O único atleta que poderia tirar o título de Gabriel era Adalvo Argollo, que precisava vencer a etapa para sagrar-se campeão baiano. Mas Adalvo não foi páreo para o atleta Fábio Rezende, que surfou muito e levou o Surfing Series, deixando Argolo em segundo, Auro Pisani em terceiro e César Batinga em quarto lugar. Com este resultado, Gabriel Macedo comemorou o tricampeonato estadual na categoria Master.

Resultados do Surfing Series Final Heat

Pro/am

1 Christiano Spirro 13,10
2 Dennis Tihara 10,65
2 Marcelo Alves 10,45
4 Bruno Pitanga 10,25

Júnior

1 Léo Herêda 14,10
2 Bruno Galini 11,85
3 Dennis Tihara 11,25
4 Carlos Alberto 6,75

Mirim

1 James Christian 15,25
2 Bruno Galini 10,35
3 Flávio Galini 9,00
4 Rudá Carvalho 8,60

Iniciantes

1 Rudá Carvalho 13,05
2 Thiago Araújo 10,00
3 Inaê Fernandez 7,25
4 Rafael Costa 4,95

Master

1 Fábio Rezende 10,80
2 Adalvo Argollo 7,75
3 Auro Pisani 5,80
4 César Batinga 2,25

Longboard

1 Ewandro Ballalai 14,00
2 Bernardo Mussi 12,15
3 Ítalo Rosa 11,05
4 Deomar Pereira 8,25

Feminino

1 Fabiane Ribeiro 9,60
2 Noélia Santos 8,80
3 Aline Chaves 6,75
4 Denilza Alcântara 5,05

Campeões do Circuito Baiano de Surf 2002

Pro/Am – Patrick Coelho
Júnior – Heloy Júnior
Mirim – Bruno Galini
Iniciante – Rudá Carvalho
Feminino – Aline Chaves
Master – Gabriel Macedo
Longboard – Ewandro Ballala

Texto: Ader Oliveira.