RJ sai na frente do Brasileiro amador

A equipe do Rio de Janeiro venceu o Waikiki/Index Krown Brasileiro de Surf Amador 2002, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador, encerrada neste domingo (31/03) em Matinhos, Paraná.

Apesar de ter conquistado apenas um título individual, os cariocas marcaram presença em quatro finais e terminou a competição com 125 pontos, contra 116 de Santa Catarina. São Paulo ficou em terceiro, com 105, com o Paraná na quarta colocação na marca de 70 pontos.

A vitória carioca aconteceu na categoria mais importante, a Open, através de Gustavo Fernandes, carregado pelos companheiros após sair da água. A final contou com atletas de alto nível técnico, tornando a bateria final um show de surf.

Local de Matinhos, Gil Cordeiro cometeu interferência e ficou na última colocação, Heitor Alves (RJ) ficou em terceiro e Bruno Moreira (SP) foi o segundo colocado. Gustavo Fernandes detonou e levou a etapa, deixando a eufórica a torcida carioca.

“Contei com a ajuda da minha equipe que incentivou muito e a ajuda de Deus”, disse emocionado o vencedor da etapa, Gustavo Fernandes, carioca de 19 anos, local da praia do Recreio, RJ.

Outro destaque do time do Rio foi Simão Romão, terceiro na Júnior. Foi de Romão a maior nota (9,1) de toda a etapa, disputada em ondas de cerca de 0,5 metro durante os três dias. Os outros finalistas da equipe carioca foram Murilo Cavalcante e Sérgio Pena, terceiro e quarto colocados na Master, e Thiago Mariano, terceiro no Longboard.

“O resultado mostra que o Rio tem tudo para voltar ao topo do cenário brasileiro. Sabia que nosso conjunto é forte e que podíamos largar na frente já nesta primeira etapa”, comentou Caio Monteiro, técnico da equipe carioca, que venceu o brasileiro pela última vez em 99.

“Este apoio ajuda muito. Foi bonito ver a equipe toda treinando uniformizada. Sem falar na facilidade para treinar, já que podemos reconhecer os cariocas de fora da água”, disse Eduardo Rezende, o Truta, manager do Rio.

A categoria Iniciantes contou com a presença de futuros nomes que estarão despontando no cenário do surf brasileiro e até mundial. Com a quarta colocação ficou o pernambucano Bruno Rodrigues, Gustavo Schlikmann de Santa Catarina em terceiro, o paulista Wigoly Dantas em segundo e a revelação catarinense Giancarlo Zampiere foi o grande campeão.

Os Masters tiveram fortes disputa e o campeão foi o carioca radicado em Santa Catarina em Davi Husadel, Carlos Kxot (SC) em segundo, Murilo Cavalcanti e Sergio Pena, ambos cariocas, encerraram com a terceira e quarta colocação respectivamente.

Na Mirim nomes conhecidos figuraram nas ondas da praia Brava de Matinhos. Martins Bernardes (PE) ficou com o quarto lugar, Heitor Pereira e Hizunome Bettero (SP) ficaram em terceiro e quarto lugar, deixando Adriano Mineirinho com mais uma vitória no circuito brasileiro amador.

Show de surf clássico na apresentação dos pranchões com variações na troca de posições. Leandro Silva (SC) quarto colocado, Tiago Mariano (RJ) definiu antecipado a vitória de sua equipe e foi o terceiro colocado, Ricardo Farias (PE) e Paulo Kid (SP) disputaram onda a onda, porém o pernambucano não segurou a liderança e perdeu o título Longboard pela experiência do paulista.

Os Juniores também marcaram o evento e dois atletas que estavam na final mirim entraram em cena novamente: Hizunome Bettero (SP) levou a melhor ganhando a categoria e Heitor Pereira (SP) terminou na quarta colocação. Greg Cordeiro (SC) ficou em segundo e uma das revelações da competição Simão Romão (RJ), maior nota do evento 9.10, encerrou em terceiro.

O mar ficou florido com a presença das meninas, Fernanda Passos (PR) quarta colocada mostrou ser radical, Nuala Costa (PE) campeã desta etapa no ano passado foi a terceira, Viviane Maria (ES) segunda colocada e outra destaque Sabrina Munhoz (RS) acabou com o título.

O Onbongo Brasileiro de Surf AM, próxima etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador 2002, acontece na praia da Joaquina, Florianópolis (SC), nos dias 5, 6 e 7 de abril. No dia 8 está programada a disputa de seletiva para a formação da equipe brasileira para o Isa-Games, mundial da categoria em Durban, África do Sul, no final de maio.

Para brigar pelo título na segunda etapa, os cariocas contam com um ônibus fretado pela Federação de Surfe do Estado do Rio de Janeiro (FESERJ), que também está custeando alimentação e despesas com hospedagem dos surfistas. Assim, será possível chegar com antecedência e a equipe vai treinar na Praia da Joaquina antes da competição.

Campeões do Waikiki/Index Krown Brasileiro de Surf Amador 2002, primeira etapa do Circuito Brasileiro de Surf Amador

Open – Gustavo Fernandes (RJ)

Júnior – Hizunome Bettero (SP)

Mirim – Adriano Mineirinho (SP)

Iniciantes – Giancarlo Zampiere (SC)

Feminino – Sabrina Munhoz (RG)

Master – David Husadel (SC)

Longboard – Paulo Kid (SP)

Equipe campeã – Rio de Janeiro

Resultados por categorias

Mirim

1 Adriano Mineirinho SP
2 Hizunome Bettero SP
3 Heitor Pereira SP
4 Martins Bernardes PE

Iniciantes

1 Giancarlo Zampiere SC

2 Wigoly Dantas SP
3 Gustavo Schlickmann SC

4 Bruno Rodrigues PE

Open

1 Gustavo Fernandes RJ
2 Bruno Moreira SP
3 Heitor Alves RJ
4 Gil Cordeiro PR

Júnior

1 Hizunome Bettero SP

2 Greg Cordeiro SC
3 Simão Romão RJ
4 Heitor Pereira SP

Master

1 David Husadel SC
2 Carlos Kxot SC
3 Murilo Cavalcante RJ
4 Sergio Pena RJ

Feminino

1 Sabrina Munhoz RS
2 Viviane Maria ES
3 Nuala Costa PE
4 Fernanda Passos PR

Longboard

1 Paulo Kid SP
2 Ricardo Farias PE
3 Tiago Mariano RJ
4 Leandro Silva SC

Fonte: Waves.terra.com.br
*Diego Mourão, Rosenval Rolins e Rosenval Rolins colaboraram para a produção desta reportagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *