10 dicas para você utilizar melhor o correio eletrônico

A Internet não é um recurso infinito, por isso devemos utilizá-la de forma consciente. Tendo em vista que o maior tráfego da Internet é causado pelo sistema de correio eletrônico seguem alguns macetes para ajudar-lhe a utilizar melhor esta ferramenta.

01) Prefira redigir mensagens em texto plano ao invés de HTML, pois nem todos os leitores de e-mail tem capacidade de exibir mensagens neste formato, além de consumir menos espaço, tornando tanto o envio quanto o recebimento mais rápidos.

02) Evite enviar arquivos anexos, e se for realmente indispensável compacte-os antes de anexar. Lembre-se de que o destinatário pode não ter o programa necessário para abrir o seu arquivo. Para que você tenha certeza de que ele poderá descomprimí-los compacte-os em um formato auto-expandível.

03) Evite reencaminhar boatos, mensagens do tipo: “… mande esta mensagem para o máximo de pessoas possível!”, pois eles só servem para congestionar a rede, que já anda devagar quase parando. Neste caso sequer responda, apenas ignore.

04) Evite o recebimento de SPAM. Não se cadastre em listas públicas de e-mail. não envie seu e-mail oficial para nenhuma lista ou grupo de discussão. Não se descadastre de serviços não requisitados, pois o efeito será inverso, você estará se cadastrando.

05) Não utilize-se da técnica de SPAM, primeiro por ser anti-ético, segundo por se ilegal e por último por sobrecarregar o sistema de e-mail, que deveria estar ocupado com coisas mais úteis e sérias. Lembre-se de que o e-mail é de graça, mais muitos recursos são gastos para mantê-lo em funcionamento.

06) Ao responder uma mensagem não inclua toda a mensagem original na sua resposta, apenas cite as frases mais importantes e concernentes à resposta.

07) Se você precisa da segurança de que suas mensagens não serão interceptadas antes de chegar ao destinatário, utilize ferramentas de encriptação, como GPG por exemplo.

08) Se você usa sistemas operacionais susceptíveis a infecções por vírus, então instale um anti-vírus, de preferência que cheque os anexos de e-mail, pois esta é a maior fonte de contaminação de vírus de computador. Não esqueça de manter seu anti-vírus atualizado. Verifique uma vez por semana, no mínimo.

09) Use seu correio eletrônico com responsabilidade, pois toda mensagem enviada por ele é de sua inteira responsabilidade. Quando quiser provar o envio da mensagem envie com cópia carbono.

10) Se o seu provedor oferecer Webmail, experimente-o. Você perceberá que ele é muito prático, já que permite que você leia e envie e-mails de qualquer lugar, sem precisar configurar nada.

Esperamos que estas dicas lhe ajude a aumentar sua produtividade na Internet.
Em breve escreveremos um artigo sobre como utilizar melhor outros recursos da Internet.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *